Obras da nova ponte entre Mértola e El Granado começam em Setembro

Por a 23 de Junho de 2005

Deverão arrancar em Setembro as obras de construção da nova ponte ibérica que ligará a vila alentejana de Pomarão, em Mértola, à comunidade andaluza de El Granado, em Espanha.

O investimento, que rondará os dois milhões de euros e cujo prazo de conclusão está previsto para 2006, fará a ligação transfronteiriça entre Portugal e Espanha através de uma ligação que vai abranger Huelva, o Baixo Alentejo e o Algarve.

Citado pela agência Lusa, o presidente da câmara de Mértola, Jorge Pulido Valente, considera que esta é « a porta de entrada para Portugal ou Espanha, numa zona que vai da ponte entre Ayamonte (Espanha) e Vila Real de Santo António até à localidade fronteiriça de Rosal de la Frontera».

A dinamização das trocas comerciais e sociais entre ambos os lados da fronteira é uma das justificações para a construção desta nova ponte, cujo inicio dos trabalhos tem sido adiado por questões burocráticas.

A futura passagem vai ser financiada em 75 por cento (1,5 milhões de euros) pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo a restante verba assegurada em partes iguais pela Câmara de Mértola e pelas autoridades espanholas de Huelva.