Fórum Cidadania defende intervenção «urgente» no Palácio da Ajuda

Por a 5 de Julho de 2005

O Palácio da Ajuda necessita de uma intervenção «urgente» e é necessária também a requalificação da zona circundante para a recuperação do património.

A ideia foi defendida em comunicado pelo movimento Fórum Cidadania Lisboa, onde é reiterado que é «urgente pôr em prática um Plano de Pormenor da área envolvente ao Palácio da Ajuda, que abranja uma intervenção no próprio palácio».

«Os planos de pormenor servem para todas as coisas menos para resolver os problemas das pessoas, porque as medidas não saem do papel», salientou Pedro Policarpo, integrante do referido Movimento, citado pela agência Lusa.

Da intervenção defendida pelo Fórum Cidadania consta a recuperação do Jardim das Damas, a Torre do «Galo da Ajuda» bem como a zona das antigas pedreiras da Rua Eduardo Bairrada.

A autarquia Lisboeta tinha agendado para Junho a apresentação do Plano Pormenor para aquela zona, contudo ainda não há qualquer decisão para esta zona, cujo planeamento é regido pelo Plano Director Municipal que data da década de 90.