Jean Nouvel apresenta primeiro edifício de habitação no SIMA

Por a 3 de Abril de 2006

O arquitecto Jean Nouvel apresenta, na IIª Cimeira das Cidades, que se celebrará a 6 de Abril durante o Salão Imobiliário de Madrid (SIMA), o seu primeiro edifício de habitação construído em Espanha durante uma conferência subordinada ao tema «A arquitectura e a transformação das cidades».

O projecto em causa é o complexo residencial «Life Marina Ibiza», empreendimento que «pretende converter-se num resort emblemático, uma marca identificadora da ilha de Ibiza», refere-se em comunicado.

A obra consiste em dois edifícios construídos sobre espelhos de água, onde o arquitecto utilizará uma técnica que permitirá decorar as paredes com plantas e elementos vegetais. A construção terá início em meados de 2006, e a sua gestão, coordenação e concepção está a cargo da empresa «Life Promomed».

Recorde-se que Jean Nouvel foi o autor da Torre Agbar, em Barcelona, recentemente inaugurada, e da ampliação do Museu Rainha Sofía de Madrid.

Em Portugal, o arquitecto é responsável pelo desenvolvimento do projecto Alcântara-Mar da EPUL, que prevê a construção de três quarteirões de habitação, escritórios e oficinas artesanais.