Ordem dos Arquitectos prepara exposição «Habitar Portugal»

Por a 5 de Abril de 2006

A Ordem dos Arquitectos está a preparar a exposição «Habitar Portugal», uma iniciativa cíclica e itinerante que pretende «revelar e divulgar a mais recente e melhor arquitectura portuguesa e em simultâneo aproximar os cidadãos à arquitectura».

Ao mesmo tempo, a Ordem faz também um levantamento das melhores obras construídas em Portugal, seleccionadas por áreas geográficas.

Esta iniciativa, que decorre de três em três anos, solicita aos arquitectos membros efectivos da AO, que apresentem obras concluídas nos anos de 2003, 2004 e 2005 para que estas sejam seleccionadas para a exposição.

Serão escolhidos 80 trabalhos, dez por cada uma das regiões (Norte, Centro, Sul e Ilhas), 15 para cada área metropolitana (Lisboa e Porto) a que se poderá juntar um conjunto de 10 obras construídas fora do território nacional.

A selecção das obras é da responsabilidade do comissariado constituído por um comissário geral, arquitecto José António Bandeirinha, e seis comissários regionais, respectivamente Telmo Cruz (Área Metropolitana de Lisboa), Gonçalo Canto Moniz (Área Metropolitana do Porto), Ivo Oliveira (Norte), Armando Rabaça (Centro), João Matos (Sul) e Nelson Mota (Ilhas).

O prazo de entrega das propostas decorre até 28 de Abril e a exposição será apresentada a 2 de Outubro, Dia Mundial da Arquitectura.