Projectos da nova Luz premiados

Por a 7 de Abril de 2006

Os projectos para o museu, cemitério e igreja de Nossa Senhora da Luz, para a Nova Aldeia da Luz, da autoria dos arquitectos Pedro Pacheco e Marie Clément, foram distinguidos com o terceiro prémio pela European Union Prize for Cultural Heritage, na categoria de «Conservação do Património Arquitectónico».

Esta distinção para Pedro Pacheco e Marie Clément soma-se a várias outras já conseguidas quer individualmente para o Museu da Luz quer para o conjunto da intervenção dos arquitectos no novo povoado da Luz. O Museu ganhou o primeiro Prémio Europeu de Arquitectura Luigi Cosenza’04 (Nápoles – Itália), o prémio Menhir (IV edição, Publicações Menhir, S.L. de Bilbao, Vizcaya) e teve uma nomeação entre os 10 primeiros para o Prémio Secil de 2004.

Já o conjunto da obra Museu, Igreja e Cemitério foi galardoado com uma menção honrosa pela Associação Portuguesa de Museologia na categoria de «Melhor Museu Português» (2005). No mesmo ano, este conjunto fez, também, parte dos cinco melhores projectos candidatos ao Prémio Internacional Arquitectura de Pedra 2005 (Verona, Itália). A distinção corresponde a um terceiro prémio, que será entregue, em Junho, durante a cerimónia anual da European Heritage Awards, que terá lugar no Palácio Real de El Prado, em Madrid.