Sua Kay assina projectos de dois centros comerciais

Por a 7 de Abril de 2006

04 Centro Comercial Jumbo de Alfragide

O arquitecto Mário Sua Kay, autor do centro comercial Dolce Vita, de Coimbra premiado recentemente no MIPIM, está a desenvolver os projectos para mais dois centros, um em Alfragide e outro em Portimão. Promovido pelo Grupo Auchan, detentor dos supermercados Jumbo, a obra do centro comercial em Alfragide contempla a ampliação e remodelação da actual superfície comercial, e representa um investimento de aproximadamente 50 milhões de euros. As obras para a execução desta obra já arrancaram e prevê-se que estejam concluídas no segundo semestre de 2007.

Neste novo espaço, com 109 mil metros quadrados de área bruta de construção e 39 mil metros quadrados de área bruta locável, vão surgir 130 lojas, seis a oito salas de cinema, cerca de duas dezenas de restaurantes, e 2500 lugares de estacionamento. De acordo com o arquitecto Mário Sua Kay, a nível do desenho arquitectónico o centro comercial «vai ter um torreão marcante à entrada, vai estar muito virado para as famílias e vai apostar no uso de muita cor».

O novo espaço destaca-se ainda pelo facto de, ao contrário de qualquer outro, «a praça alimentar estar situada à entrada do shopping, e de ser ladeada por uma grande montra com vista para Monsanto, privilegiando de muita luz natural e criando-se assim um espírito de café de rua», repara ainda o arquitecto. O centro comercial de Portimão também está aprovado e as obras deverão começar já em Abril. Trata-se de uma superfície com 29 mil metros quadrados cuja principal característica é «ter o último piso a céu aberto e muita cor», remata o arquitecto.