Vögele apresenta sistema Navitronic

Por a 7 de Abril de 2006

A auto-estrada que ligará a cidade de Schweinfurt na Francónia com a cidade de Erfurt na Turíngia, Alemanha, está a ser construída com recurso a novos equipamentos de navegação de pavimentadoras.

A Kirchner, representante da Vögele, está a utilizar uma pavimentadora equipada com o sistema 3D Navitronic, um tacómetro com perseguição automática, accionado por motor. Segundo a empresa, não foi necessário recorrer aos serviços de topógrafos para ajustar e alinhar a estação, visto que a equipa da Kirchner soube manipular o sistema de fácil utilização na execução do trabalho.

A construção desta secção com um comprimento de sete quilómetros nas duas direcções, com duas faixas com 6,5 metros de largura cada e uma espessura de 15 centímetros, não causou quaisquer problemas. Os comandos modernos com base num microcontrolador, tal como são usados nas pavimentadoras da Vögele, possuem os interfaces necessários para uma troca de informações. Em regra, só é preciso adaptar o respectivo protocolo de transferência de dados para que os sistemas sejam compatíveis.

O Vögele Navitronic usa a navegação automática indirecta para a navegação sem fio de guia, visto que as outras soluções não produzem resultados satisfatórios. Isto deve-se principalmente ao facto de, devido à folga entre a pavimentadora e a mesa e devido a um guiamento difícil dos rastos, a máquina possuir um guiamento instável, a máquina começa a serpentear após algum tempo, o que resulta num nivelamento inexacto.