LNEC garante que túnel Terreiro do Paço resiste a sismos idênticos ao 1755
O vice-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Carlos Pina, assegurou ontem que o túnel do metropolitano do Terreiro do Paço está preparado para resistir a um terramoto idêntico ao de 1755, avançou a agência Lusa. “O reforço do túnel entre o Poço da Marinha e a estação do Terreiro do Paço foi dimensionado… Continue reading LNEC garante que túnel Terreiro do Paço resiste a sismos idênticos ao 1755
Carina Traça
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O vice-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Carlos Pina, assegurou ontem que o túnel do metropolitano do Terreiro do Paço está preparado para resistir a um terramoto idêntico ao de 1755, avançou a agência Lusa.
“O reforço do túnel entre o Poço da Marinha e a estação do Terreiro do Paço foi dimensionado para uma acção sÃÂsmica semelhante àque ocorreu em 1755”, que atingiu o grau oito na escala de Richter, afirmou Carlos Pina no final de uma visita dos membros da Comissão Permanente de Urbanismo e Mobilidade da Assembleia Municipal de Lisboa às obras do túnel do metro.
O responsável explicou também que tal dimensionamento está relacionado com a estrutura em betão, a localização e a execução das juntas entre os vários troços do túnel, acrescentando que «essas juntas foram localizadas de dez em dez metros e permitem um movimento lateral que possa vir a ser induzido por uma acção sÃÂsmica de cerca de 20 a 30 centÃÂmetros e, portanto, compatÃÂvel” com um terramoto com um elevado grau de intensidade.
Quanto àprobabilidade de liquefacção de algum estrato do solo abaixo do túnel, o responsável esclareceu que foram realizados vários ensaios, tendo sido identificado em pequenas zonas essa possibilidade.
«Por causa disso, está em curso a elaboração de um projecto de reforço dos solos através de injecções de betão que está a cargo de uma equipa de projectistas», adianta a mesma fonte.
Contudo, “ainda não está totalmente definido, mas o Metropolitano de Lisboa encarregou uma equipa de projectistas de fazer esse reforço que permita garantir que não vai haver liquefacção de nenhum estrato do solo e que estejam asseguradas todas as condições de segurança para qualquer acção sÃÂsmica nos limites para esta zona”, sublinhou Carlos Pina.
O metro do Terreiro do Paço será inaugurado em Junho de 2007, sete anos depois do acidente e cerca de quatro anos depois da data prevista de abertura.