Seminário promovido pelo LNEC vai decorrer em Lisboa

Por a 3 de Maio de 2006

O seminário internacional «Theory and Practice in Conservation – a Tribute to Cesare Brandi», promovido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), vai desenvolver uma reflexão acerca da conservação da pintura, da arquitectura e dos vestígios arqueológicos, nos dias 4 e 5 de Maio.

As intervenções de conservação do património de valor cultural vão ser abordadas, tendo em conta as interacções entre a teoria e a prática, bem como a contribuição da investigação para a teoria da conservação, as causas e consequências dos desvios à fundamentação teórica, e a evolução dos princípios face às novas técnicas.

O seminário integra-se nas acções do Consórcio Internacional EU-ARTECH (Investigação, Acesso e Tecnologia para a Conservação da Herança Cultural Europeia), homenageando o teórico italiano Cesare Brandi, através do lançamento da primeira tradução em português da sua obra «Teoria Del Restauro”, agendado para hoje.

A sessão de abertura será presidida por Carlos Matias Ramos, presidente do LNEC, no Grande Auditório do Laboratório, na presença de cerca de 250 participantes.