Évora recebe Sessão Técnico-Cultural sobre Engenharia Sanitária

Por a 12 de Maio de 2006

especial_água1

A Comissão Executiva da Especialização de Engenharia Sanitária vai promover um encontro técnico-cultural em Évora no próximo dia 27 de Maio.

Durante a manhã haverá uma conferência sobre o Aqueduto da Água da Prata, no Palácio D. Manuel. Depois do almoço haverá uma visita ao Património Hidráulico daquela cidade alentejana. No que diz respeito ao Aqueduto de Évora, têm sido desenvolvidos muitos estudos de interesse relevante. Um dos últimos trabalhos intitula-se «O Aqueduto da Água da Prata e o Abastecimento de Água a Évora» e é da autoria do Prof. António Carvalho de Quintela, do Prof. José Manuel Mascarenhas, da Dra. Maria da Conceição Rebola, do Dr. Panagiotis Sarantopulos e da Arq. Maria Filomena Monteiro.

A cidade de Évora é Património Mundial e rica em equipamentos de natureza hidráulica que estão presentes na cidade desde a época romana. É possível visitar as termas romanas e observar vestígios do aqueduto da mesma época, visitar o Aqueduto da Água da Prata e as diversas fontes monumentais que abasteciam a cidade. Além disso, é possível apreciar a unidade museológica constituída pela Central Elevatória de Águas construída nos anos 30 do século passado e que é um testemunho de património hidráulico, artístico e industrial.

Os interessados em participar na sessão em Évora devem inscrever-se na Ordem dos Engenheiros, pelo telefone 219 132 663/4 ou através do e-mail [email protected] A inscrição é obrigatória e gratuita.