OE distingue novo sistema robotizado com aplicação na indústria cerâmica

Por a 19 de Maio de 2006

O investigador Sérgio Paulo foi distinguido pela Ordem dos Engenheiros (OE) pelo seu trabalho na criação de um sistema robotizado que tem já aplicação na empresa Roca, em Leiria, avançou fonte da Universidade de Coimbra (UC) à Agência Lusa.

Sérgio Paulo, que integra o Grupo de Investigação em Controlo, Robótica e Gestão do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, foi galardoado com o prémio “Melhor estágio curricular da Ordem dos Engenheiros – Centro 2005”, adiantou a mesma fonte à agência Lusa.

O trabalho premiado, baseado na parte experimental da tese de mestrado de Sérgio Paulo, desenvolvida em colaboração com a Roca, permitiu a inclusão de um sistema robotizado de colocação em paletes de peças cerâmicas, na linha de inspecção final daquela empresa.

«O projecto de investigação foi desenvolvido por uma equipa liderada por Norberto Pires, docente daquele departamento da Universidade de Coimbra e responsável pelo Laboratório de Robótica Industrial, que já criou outros sistemas robotizados com aplicação na indústria cerâmica», referiu a mesma fonte