AFA reestruturada – Crescer com equilíbrio

Por a 24 de Maio de 2006

Fundada em 1985, a AFA – Consultores de Engenharia SA começou por actuar no sector dos projectos de Engenharia, Coordenação e Fiscalização de Obras até 1998, data em que face a uma reestruturação interna é criada a Afassociados – Projectos de Engenharia, SA. Entretanto, há cerca de um ano, pelo facto de se assistir a uma evolução do mercado muito acelerada, a administração da empresa voltou a sentir necessidade de efectuar uma nova reformulação, com o objectivo de aproximar mais as duas empresas – Afaplan (vocacionada para a área da gestão de empreendimentos) e Afaconsult (criada para prestar serviços na vertente do projecto), que constituem actualmente o elo de produção da AFA. Gonçalo Sousa Soares, um dos administradores das empresas, refere que o processo de reorganização visa, sobretudo, juntar as empresas de forma a criar um sistema de gestão por obtenção de melhores resultados. «Queremos aproximarnos mais do mercado e descentralizarmos bastante todos os aspectos operacionais, para constituirmos uma empresa cada vez mais coesa e com responsabilidades cada vez mais repartidas em todos os técnicos da AFA», sublinha o responsável.

Em relação à Afaconsult, a principal alteração está relacionada fundamentalmente com a descentralização, pela formação dos vários colaboradores e, por outro lado por um processo de viragem nos vários procedimentos de trabalho. Relativamente à Afaplan, a administração da empresa pretende consolidar o mercado privado, já que nos últimos anos assistiu-se a uma concentração maior no mercado público. Contudo, no tecto da reestruturação a equipa da AFA quer acima de tudo obter o equilíbrio entre ambos. Também é nas áreas do turismo e da indústria que a empresa tem vindo a reforçar a sua posição. Para além disso, a empresa também não descarta a hipótese de realizar a curto/longo prazo alguns negócios no mercado internacional, nomeadamente através da Afaconsult. Não obstante, a empresa tem vindo a concorrer a vários concursos internacionais, mas até ao momento ainda não lhe foi adjudicado nenhum projecto, apesar de já terem conquistado vários segundos lugares. Actualmente, a empresa tem em curso vários projectos, tais como: o Complexo Imobiliário Estoril Sol, o edifício Burgo na Avenida da Boavista, no Porto, a Ponte Pedonal em Valença, a casa do Cristiano Ronaldo, o edifício de escritórios da EDP em Cabo Ruivo, a nova fábrica da Portucel em Setúbal, o Banco Central em Cabo Verde, entre outros.

Maria José Fonseca, administradora da empresa, revela que a facturação da AFA, para este ano, deverá situar-se na ordem dos oito milhões de euros.