JCB tenta record de velocidade com motor a diesel

Por a 2 de Junho de 2006

A base dos motores 444 que estarão agora em teste está a ser aplicada na maquinaria.

A JCB, representada em Portugal pela Motivo, está a desenvolver um projecto com vista a superar o actual recorde mundial de velocidade num motor a diesel. A proposta incide sobre um veículo com nove metros de comprimento e equipado com dois motores diesel biturbo de cinco litros de capacidade debitando cada um 750 cavalos atingidos às 3500 rotações por minuto. A ideia, segundo a empresa, é atingir as 300 milhas por hora, sensivelmente 482 km/h, superando o actual recorde que se situa nos 235.756 milhas por hora (mais de 379 km/h) conseguido por Virgil Snyder em 1973 ao volante do Thermo King Streamliner. Os motores que equipam o do JCB DieselMax são motores diesel Common-rail JCB444. A base de fabrico dos motores segue o projecto que tem vindo a ser traçado pela empresa para desenvolvimento dos motores JCB444, um investimento que rondou os 120 milhões de euros e que correspondeu ao maior investimento já feito pela JCB, sendo que metade das máquinas da empresa passaram a estar equipadas com estas novas soluções, lançadas à cerca de 16 meses. De acordo com a empresa, o motor 444 pertence à gama média de motores a gasóleo, baseado no conceito de concepção de 1,1 litros por cilindro (diâmetro e curso 103mmx132mm), com uma disposição de 4 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro, daí a designação ‘444’. As capacidades da gama incluem motores de aspiração natural de 74 e 84 hp, motor turbo-assistido de 100 hp e motor turbo-assistido com refrigeração interna de 125 hp. Os picos de binário às 1300 rpm são de 320, 425 e 525 Nm segundo dados da empresa.