Obra de Gerkan abre em Berlim
A nova estação central de caminhos-de-ferro de Berlim, Hauptbahnhof, projectada por Meinhard Gerkan e é um dos maiores empreendimentos ferroviários do pós-guerra. Estimado em mais de 700 milhões de euros, o projecto visa proporcionar o maior cruzamento ferroviário da Europa. Os comboios provenientes do norte e do sul fazem paragema 15 metros de profundidade, e… Continue reading Obra de Gerkan abre em Berlim
Carla Reis
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A nova estação central de caminhos-de-ferro de Berlim, Hauptbahnhof, projectada por Meinhard Gerkan e é um dos maiores empreendimentos ferroviários do pós-guerra. Estimado em mais de 700 milhões de euros, o projecto visa proporcionar o maior cruzamento ferroviário da Europa. Os comboios provenientes do norte e do sul fazem paragema 15 metros de profundidade, e as carruagens vindas do leste e oeste a 10 metros acima do nÃÂvel do solo. O Hauptbahnhof de Berlim receberá cerca de mil comboios por dia, nomeadamente 164 inter-cidades, 314 comboios regionais e mais de 600 comboios urbanos. As suas caracterÃÂsticas arquitectónicas incluem telhados envidraçados, com 1700 metros quadrados de placas fotovoltaicas, que deixam entrar a luz do dia através dos cinco pisos, ligados por escadas rolantes e elevadores transparentes. Da porta sul, os passageiros têm um panorama sobre o rio Spree, o Reichstag, a chancelaria federal, o novo conjunto arquitectónico da Potsdamer Platz e a Torre de Radiodifusão, com mais de 300 metros de altura. O Berliner Hauptbahnhof foi inicialmente orçado em 400 milhões de euros, mas custou mais de 700 milhões de euros e envolveu modificações ao projecto original do arquitecto Meinhard Gerkan., nomeadamente na redução da superfÃÂcie de vidro do telhado em 100 metros, bem como na configuração dos tectos.