Estradas de Portugal com plano de inspecções
Rita Vieira Para garantir que uma tragédia como a que ocorreu na Ponte de Entre-os-Rios não volte a acontecer, a Estradas de Portugal está a implementar um Sistema de Gestão de Conservação de Obras de Arte, que deverá estar concluÃÂdo no final do ano A implementação do Sistema de Gestão de Conservação de Obras de… Continue reading Estradas de Portugal com plano de inspecções
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Rita Vieira
Para garantir que uma tragédia como a que ocorreu na Ponte de Entre-os-Rios não volte a acontecer, a Estradas de Portugal está a implementar um Sistema de Gestão de Conservação de Obras de Arte, que deverá estar concluÃÂdo no final do ano
A implementação do Sistema de Gestão de Conservação de Obras de Arte (SGOA), que tem como objectivo último garantir a segurança rodoviária, deverá estar concluÃÂda no final deste ano. Orçado em 850 mil euros, este sistema vai permitir programar todas as inspecções, e respectivas intervenções, ao património das Estradas de Portugal (EP).
«Portugal é agora um paÃÂs diferente, mais rigoroso e mais responsável», sublinhou o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, na apresentação do SGOA. Segundo Paulo Campos, «assegurar uma boa gestão das obras de arte é uma forma de garantir a segurança dos portugueses». Numa área «tão sensÃÂvel, como é a da mobilidade, não pode haver qualquer tipo de improviso», refere. E, acrescenta, «desde há décadas que as intervenções não eram planeadas e isso agora já não acontece». Tudo «para que não tenhamos novamente situações anómalas, como a história bem recente nos trouxe», frisou Paulo Campos, referindo-se àqueda da ponte de Entre-os-Rios.
Também o presidente das Estradas de Portugal, António Laranjo, garante não haver razões para preocupações. «Estamos seguros do que estamos a fazer».
A EP detém um património de 5394 obras de arte. São elas 1482 pontes, 1406 passagens hidráulicas, 809 passagens superiores, 797 passagens inferiores, 496 passagens agrÃÂcolas, 203 viadutos, 185 passagens de peões, 6 túneis e 10 outros.
Garantia de funcionalidade
O contrato para o fornecimento do Sistema de Gestão de Conservação de Obras de Arte foi assinado no final de 2003 e a implementação deste modelo começou a ser feita em Maio de 2004, devendo estar concluÃÂdo apenas no final deste ano. Este sistema, que tem como objectivo último, garantir a funcionalidade e segurança do património da Estradas de Portugal, permitir fazer a sistematização do conhecimento do estado de conservação das obras de arte e necessidades de intervenção sobre as mesmas, proceder a intervenções de reparação, reabilitação, reforço e substituição de obras de arte, e a programação das intervenções de manutenção e pequenas reparações das obras de arte.
Depois da tragédia de Entre-os-Rios, em 2001, foi levado a cabo um programa de inspecções a nÃÂvel nacional. No âmbito deste programa foram objecto de inspecção principal 354 obras e efectuadas 35 inspecções principais subaquáticas. Sessenta das obras objecto de inspecção principal não submersa foram classificadas com um estado de conservação 4 ou 5, o que significa um estado de conservação deficiente, necessitando de intervenções urgentes. As medidas de restrição aplicadas nestas 60 obras passaram pelo encerramento ao tráfego em três delas, restrições de carga e velocidade em 44 e restrições de velocidade em 13.
Em Junho de 2006, das intervenções subsequentes nestas 60 obras, 18 já estão concluÃÂdas, 12 estão já em curso, 12 encontram-se a concurso e 8 foram mesmo desactivadas. Dos 10 estudos previstos em diferentes obras, três já estão concluÃÂdos e os restantes sete deverão ficar ainda no decorrer deste ano.
Plano de inspecções
Para além deste programa de inspecções, entre 2002 e 2006, realizaram-se também um conjunto alargado de inspecções a obras de arte: inspecções efectuadas por técnicos da Estradas de Portugal com um carácter não programado; inspecções efectuadas por empresas projectistas, no âmbito do desenvolvimento de estudos de reparação ou de reabilitação; inspecções efectuadas pela empresa responsável pelo desenvolvimento do modelo de gestão de conservação de obras de arte; inspecções subaquáticas, integradas no plano plurianual de inspecções subaquáticas 2005/2009. Destas inspecções, resultou a intervenção de trabalhos de reparação, reabilitação ou substituição em 147 obras de arte do património da EP. Neste momento, 72 das obras já estão concluÃÂdas, 36 estão já a decorrer e 39 estão a concurso.
No que se refere ao programa de inspecções de rotina, este ano, estas acções vão ser realizadas a cerca de metade das obras de arte da Estradas de Portugal e, em 2007, serão feitas aos restantes 50 por cento das obras de arte. Já para 2008, a EP prevê passar a executar, todos os anos, as inspecções de rotina àtotalidade das obras de arte.