New Holland Construction Equipment adopta tecnologia Biodiesel

Por a 14 de Julho de 2006

Valéria Vaz / Joana Justo

Enquanto se perspectiva que o biodiesel seja a nova moda do futuro, esta tecnologia B20, que utiliza 20 por cento do biodiesel e 80 por cento de gasóleo já está aprovada para utilização em vários equipamentos e produtos da New Holland Construction.

Todos os motores novos da New Holland vão funcionar com combustível biodiesel B5 (cinco por cento biodiesel e 95 por cento de gasóleo), no entanto, alguns equipamentos da empresa já estão aprovados para funcionar com mistura B20. Entretanto, espera-se para breve a aprovação de mais equipamentos na utilização desta mistura.

Este combustível alternativo tem a capacidade de reduzir emissões de 20 por cento de enxofre, 9,8 por cento de anidrido carbónico, 35 por cento de hidrocarbonetos não queimados, 78 a 100 por cento dos gases causadores de efeito estufa e 100 por cento de compostos sulfurados.

Ajuda ainda a diminuir a dependência do combustível comum, o biodiesel pode também contribuir para uma redução nos custos de manutenção do automóvel.

Biodiesel é um combustível produzido a partir de fontes totalmente renováveis, especialmente quando tem como matérias-primas etanol e um óleo de origem vegetal ou animal. Pode ser misturado com gasóleo tradicional.

O biodiesel deve cumprir as normas de qualidade de combustíveis da ASTM D6751, para assegurar uma boa performance e durabilidade do motor.

A empresa New Holland recomenda o uso de combustíveis aprovados e em conformidade com as normas estipuladas de manutenção do combustível.