API com projectos de 5 mil milhões para o turismo

Por a 13 de Setembro de 2006

O investimento de 250 milhões de euros na Aldeia dos Capuchos, foi o último dos 23 projectos de Potencial Interesse Nacional (PIN) já aprovados pela Agência Portuguesa para o Investimento (API) para o sector do turismo.

A API tem em carteira investimentos na ordem dos 5,3 mil milhões de euros que irão gerar mais de 20 mil postos de trabalho.

A Herdade da Comporta do Grupo Espirito Santo, com um investimento previsto de 1,130 milhões de euros, e o Parque Alqueva, promovido pela Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), de 940 milhões de euros, são os maiores projectos da lista.

O Sistema de Reconhecimento e Acompanhamento dos PIN, trata-se de um organismo de desenvolvimento processual que pretende garantir às empresas um acompanhamento de proximidade e a eliminação de barreiras administrativas.

A comissão de acompanhamento dos PIN, cujo funcionamento é coordenado pela API, inclui ainda representantes das direcções-gerais da Emppresa, Turismo, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, Instituto da Conservação da Natureza.