<b>Ponte Eiffel reabre no final de 2007</b><br/>
Os trabalhos serão retomados após suspensão para a realização de novos estudos sob as directivas do LNEC As obras na ponte Eiffel em Viana do Castelo vão ser retomadas, de forma a estarem concluÃÂdas no último trimestre de 2007, assegurou recentemente o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino. O trânsito no tabuleiro… Continue reading Ponte Eiffel reabre no final de 2007
Maria João Morais
Ordem dos Engenheiros lança ‘Prémios Nacionais’
“Redução de custos ambientais e operacionais” justifica importância do Aqua+ Escritórios
ACEMEL atinge os 20 associados com entrada da Nabalia e EZU Energia
Casa da Arquitectura abre concurso para bolsas de doutoramento
Fundão recebe o New European Bauhaus Festival
Segurança de trabalhos em altura no sector da construção
Câmara de Setúbal vai reabilitar Palácio do Quebedo por valor superior a 2 M€
Preços de escritórios e lojas aumentaram em média +20% durante a pandemia
TdC dá luz verde ao prolongamento da Linha Vermelha
Century 21 Portugal espera “crescimento” nos próximos anos
Os trabalhos serão retomados após suspensão para a realização de novos estudos sob as directivas do LNEC
As obras na ponte Eiffel em Viana do Castelo vão ser retomadas, de forma a estarem concluÃÂdas no último trimestre de 2007, assegurou recentemente o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino. O trânsito no tabuleiro deverá ser reaberto dentro de um ano.
A ponte está encerrada desde o dia 1 de Fevereiro, altura em que se iniciaram as obras de alargamento e recuperação. Contudo, os trabalhos foram entretanto suspensos devido a problemas de corrosão, que obrigaram àrealização de novos ensaios, análises e estudos «mais complexos e aprofundados», sob as directivas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Esses ensaios incidiram sobre as diversas peças da estrutura metálica da ponte, entre as quais peças não visÃÂveis e estruturalmente relevantes, de forma a poder-se definir as soluções a implementar face às contrariedades detectadas.
«Não há qualquer problema de segurança com a ponte, não há qualquer problema estrutural, não há qualquer problema com os pilares, não há nada que acarrete qualquer perigo. Há apenas peças sujeitas a fenómenos de corrosão e que, por isso, necessitam de ser reparadas», garantiu Mário Lino, citado pela agência Lusa.
O ministro referiu ainda que não vai haver «transcendência» de custos na empreitada, que tinha sido adjudicada por cinco milhões de euros.
Foram ainda postas em marcha algumas medidas com vista a minimizar os prejuÃÂzos e incómodos que o encerramento do tabuleiro rodoviário acarreta para os utentes. Neste sentido, foi assinado um protocolo entre a Câmara de Viana do Castelo e a Estradas de Portugal (EP), no qual esta última se compromete a comparticipar com um máximo de 35 mil euros mensais os custos adicionais que o fecho do tabuleiro da ponte Eiffel traz aos utentes.