Concurso de ideias lançado pelo Salão Imobiliário de Lisboa já tem vencedor

Por a 15 de Novembro de 2006

Concurso_sil

A equipa liderada por Alexandre Alonso Pinto, da qual fizeram parte Andreia Fagulha da Ponte, Pedro Teixeira de Melo, Ana Isabel Mestre, Ana Rita Gueifão Veríssimo e Ana Baptista Horta, foi a vencedora do Concurso de Ideias de Arquitectura organizado pelo Salão Imobiliário de Lisboa (SIL).

Ao concurso, que teve como objecto de estudo uma parcela de terreno na Rua Conselheiro Lopo Vaz, junto ao Parque das Nações, numa área total de intervenção de 24 909 metros quadrados, responderam onze equipas de projectistas, num total de 30 profissionais.

As equipas desenvolveram propostas correspondendo a um uso comercial de pelo menos 10 por cento, a um uso habitacional de pelo menos 70 por cento, podendo prever ainda um uso terciário e/ou industrial compatível na área restante, além de 675 lugares de estacionamento distribuídos por 18 900 metros quadrados.

Segundo o vencedor do concurso, Alexandre Alonso Pinto, este era um local de intervenção problemático, «uma enorme área, entre um bairro social e um nó intermodal de transportes, com uma diferença de cota de cerca de 20 metros, um gigantesco talude a separar estes dois mundos».

Todos os projectos apresentados a concurso estarão em exposição durante o certame, que se realiza de 22 a 26 de Novembro na FIL, Parque das Nações.