Aposta forte no “Facility Managementâ€Â
A 3G office foi considerada na European Facility Management Conference (EFMC) como a melhor empresa da Europa, por quatro anos consecutivos. Especializados em engenharia de média escala, o grupo destaca-se no mercado pela aplicação dos conceitos da “Facility Management†nos seus projectos, baseados numa visão mais global e flexÃÂvel A equipa da 3G Office, empresa… Continue reading Aposta forte no “Facility Managementâ€Â
Carina Traça
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
2024 será um ano de expanção para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
Convenção APEMIP | IMOCIONATE 2024 já tem data marcada
Prospectiva fiscaliza empreitadas no hospital de Vila Nova e Gaia e Espinho
Grupo IPG coloca no mercado 51 mil m2 de activos logísticos e industriais
Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
A 3G office foi considerada na European Facility Management Conference (EFMC) como a melhor empresa da Europa, por quatro anos consecutivos. Especializados em engenharia de média escala, o grupo destaca-se no mercado pela aplicação dos conceitos da “Facility Management†nos seus projectos, baseados numa visão mais global e flexÃÂvel
A equipa da 3G Office, empresa de consultoria de espaços, arquitectura, engenharia e project management, foi recentemente distinguida na European Facility Management Conference (EFMC) como a melhor empresa da Europa, por quatro anos consecutivos. A aposta na área “Facility Managementâ€Â, destinada a todos os profissionais que se dedicam àgestão de imóveis, muito tem contribuÃÂdo para o crescimento do grupo 3G Office, que actualmente encontra-se em «clara expansão», revela Francisco Vásquez Medem, presidente da empresa. Uma das mais-valias da 3G Office prende-se com o método de desenvolvimento dos projectos, ou seja, baseada numa visão mais global e flexÃÂvel. Samanta d’Almeida, directora de projecto da empresa refere que o importante é “que todas as expectativas do cliente sejam superadas e que o mesmo fique surpreendido e que dê valor a tudo o que nós conseguimos acrescentar a um projectoâ€Â.
A inovação da 3G vem no seguimento da criação da Facility Management, aplicando os seus conceitos, assentes numa visão conceptual, explica LuÃÂs Alvo, director de produção da empresa, acrescentando que «vemos os projectos na óptica da vida completa dos edifÃÂcios, desde a fase da construção até chegarmos àfase de gestão, manutenção dos próprios edifÃÂcios, limpeza, ou seja, todo o ciclo de vida de um edifÃÂcioâ€Â. Isto porque, segundo o engenheiro é muito importante ter esta percepção, já que a parte da execução do projecto representa normalmente apenas vinte por cento de todo o custo de vida de um edifÃÂcio, pelo que tem muita influência sobre a vida posterior àsua construção. Neste sentido, LuÃÂs Alvo frisa que é necessário começar a pensar nos custos de vida dos imóveis a partir dos conceitos Facility Management, que permitem estudar a sua utilização e exploração.
Grupo em expansão
Habilitados a actuar em todas as áreas da engenharia, excepto se for um projecto de grande dimensão no âmbito das engenharias especiais, a empresa está vocacionada para uma engenharia de média escala, com uma componente um pouco mais virada para a vertente das telecomunicações. Nesta vertente, a empresa está àfrente do projecto da Telecom, sendo responsável pela elaboração dos projectos da nova rede da Ar Telecom e por toda a parte da coordenação, fiscalização e segurança da obra. Para além disso, estão também envolvidos na criação da estratégia corporativa da Jazztel, estando neste momento a ser desenvolvidas através da implementação de cerca de trinta instalações que irão ser planificadas para terminar em meados do próximo ano. Na área dos edifÃÂcios, estão actualmente a fazer todo o trabalho de reabilitação de quatro edifÃÂcios, no centro histórico de Lisboa, estando em fase de estudo cerca de doze no mesmo âmbito. A nÃÂvel internacional, têm também projectos neste campo através de variadas empresas espanholas, como por exemplo a Restaura, dando todo o apoio técnico nas áreas da engenharia, arquitectura, gestão de projecto, e toda a parte de consultoria. Não obstante, a 3G Office tem também participado em projectos nas áreas do turismo, imobiliário, entre outros. Por exemplo, em Espanha vão avançar com o projecto do novo edifÃÂcio ABB e para toda a Europa e Médio Oriente e ÃÂfrica com a definição da estratégia de gestão dos imóveis da Microsoft.
Com uma cobertura completa em toda a PenÃÂnsula Ibéria com escritórios em Madrid, Portugal e Londres, o grupo 3G Office vai reforçar a sua posição no mercado espanhol através da criação de duas novas delegações em Valença e Sevilha, contou o responsável máximo do grupo. De acordo com Francisco Vásquez Medem, “2006 representou a consolidação do mercado português. Tivemos um crescimento na ordem dos 50 por cento e para este ano prevemos uma subida da mesma ordemâ€Â. Em Portugal a empresa facturou, no último ano, cerca de 1,2 milhões de euros. Em termos internacionais, no ano passado o grupo facturou oito milhões de euros, sendo que este ano pretendemos crescer 20 por cento.
Impulsionadores da APFM
A Associação Portuguesa de Facility Management (APFM) surgiu em Setembro de 2006, por iniciativa de profissionais de algumas empresas nacionais de referência no sector e graças àforte ligação entre a 3G Office e a Internacional Facility Management Association (IFMA). A sua criação permite desenvolver a profissão de “Facility Managerâ€Â, uma actividade reconhecida em todo o mundo, em cerca de cinquenta paÃÂses com mais de vinte mil profissionais.
Trata-se de uma associação independente sem fins lucrativos, que tem como objectivo sobretudo o desenvolvimento, investigação e divulgação da área profissional designada “Facility Management†a qual visa uma gestão integrada dos locais e ambientes de trabalho, em ordem a optimizar as pessoas, os processos e as tecnologias envolventes, destinada a todos aqueles que se dedicam àgestão de imóveis, aos que têm esta função subcontratada, como também para todos os que prestam serviços relacionados com esta área. A integração no projecto poderá oferecer aos associados variadÃÂssimas oportunidades para ampliar as capacidades e os conhecimentos em todas as áreas de gestão de imóveis e serviços relacionados; a possibilidade de poder contactar e de se relacionar com outros profissionais do sector tanto ao nÃÂvel nacional, como na Europa e nos Estados Unidos. Para além disso, permite também o acesso aos trabalhos de investigação, relatórios e conferências; incrementar a eficácia e a produtividade da empresa através do enriquecimento do conhecimento obtido, entre outras vantagens.
Actualmente a APFM conta com cerca de vinte e cinco empresas, tais como: 3G office, PT PRO, EDP Valor, Teixeira Duarte Gestão de Imóveis, entre outras.
“European Facility Management Conference 2007â€Â
A “European Facility Management Conference 2007†vai realizar-se no Instituto Federal para a Tecnologia de Zurique, na SuÃÂça, nos dias 26 e 27 de Junho, onde irão estar presentes inúmeros especialistas do sector de toda a Europa. Os participantes vão ter acesso a várias apresentações sobre estudos de caso e das melhores práticas da “Facility Managementâ€Â.
Os profissionais vão ter ainda a oportunidade de trocar as suas experiências e conhecer novas ideias, bem como receber informação actualizada a partir de exemplos concretos. As melhores práticas no sector privado e público europeu; as tendências e a inovação na área do “Facility Managmentâ€Â; a polÃÂtica de continuidade do negócio e gestão de riscos e a gestão de imóveis promovendo a sustentabilidade são alguns dos tópicos chave que irão ser abordados no decorrer da conferência. No segundo dia do encontro, os participantes poderão também optar por assistir aos painéis ou realizar uma visita ao Hospital Universitário de Zurique e àPhonak, empresa de sistemas auditivos, onde foram aplicados os conceitos “Facility Managementâ€Â.
A iniciativa vai contar com a presença de Elmar Ladergerber, presidente da Câmara de Zurique, Kjell Nordström, professor do Institute of Internacional Business (IIB) e da Stockholm School of Economics, na Suécia, e Lothar Späth, administrador da Merrill Lynch na Alemanha e na Aústria e ex-primeiro-ministro do Estado Baden- Wuerttemberg, na Alemanha.
Francisco Vázques será um dos oradores principais deste congresso como representante da 3G Office