Coreia constrói ponte com túnel submerso
A Ponte Busan-Geoje vai ligar um conjunto de ilhas da Coreia do Sul e foi optimizada para resistir aos ventos fortes e intensa actividade física da zona. Com quatro faixas, destaca-se ainda um túnel a cerca de 50 metros de profundidadeNa Coreia do Sul encontra-se em construção uma ponte que procura ligar em auto-estrada o… Continue reading Coreia constrói ponte com túnel submerso
Pedro Luis Vieira
Ordem dos Engenheiros lança ‘Prémios Nacionais’
“Redução de custos ambientais e operacionais” justifica importância do Aqua+ Escritórios
ACEMEL atinge os 20 associados com entrada da Nabalia e EZU Energia
Casa da Arquitectura abre concurso para bolsas de doutoramento
Fundão recebe o New European Bauhaus Festival
Segurança de trabalhos em altura no sector da construção
Câmara de Setúbal vai reabilitar Palácio do Quebedo por valor superior a 2 M€
Preços de escritórios e lojas aumentaram em média +20% durante a pandemia
TdC dá luz verde ao prolongamento da Linha Vermelha
Century 21 Portugal espera “crescimento” nos próximos anos
A Ponte Busan-Geoje vai ligar um conjunto de ilhas da Coreia do Sul e foi optimizada para resistir aos ventos fortes e intensa actividade física da zona. Com quatro faixas, destaca-se ainda um túnel a cerca de 50 metros de profundidadeNa Coreia do Sul encontra-se em construção uma ponte que procura ligar em auto-estrada o continente a um conjunto de ilhas. Entre as particularidades desta ponte contam-se 3,5 quilómetros de ponte de cabos suspensos e 3,7 quilómetros de um túnel submerso, um dos mais longos do mundo, mas também o facto de a ponte se situar numa área exposta ao mar aberto e com forte actividade sísmica e de ventos fortes.
A Ponte Busan-Geoje está orçada em 1113 biliões de euros e, quando inaugurada em 2010, vai substituir a actual estrada para a ilha de Geoje. A evolução está à vista, ao invés dos 140 quilómetros que implicavam uma viagem de três horas e meia de condução e ainda apanhar um ferry-boat. Com esta obra a viagem levará apenas duas horas a fazer pois insere-se numa auto-estrada de 60 quilómetros. A ponte terá quatro faixas, duas para cada lado, e será dotada de um sistema inteligente de tráfego que inclui painéis informativos, comunicações, controladores de velocidade, avisos de trânsito condicionado, sistema de extracção de fumos e sistema de controlo de faixas.
Método Fast Track
A ponte será construída em três fases que se repartem inicialmente pela ligação entre a península e as ilhas Gadeok e Jungjuk, as quais incluem as secções do túnel submerso. Na segunda fase, a ligação é para ser estabelecida entre as ilhas Jungjuk e Jeo, sendo que, finalmente, na terceira fase, Jeo ficará conectada à ilha de Goeje.
Toda a obra será construída a partir do método Fast Track, o qual se relaciona com a pré-fabricação dos elementos e posterior colocação in situ, o que vai de encontro ao objectivo da ponte estar pronta daqui a dois anos. O túnel submerso a construir, no máximo, a 50 metros de profundidade, conterá 18 elementos pré-fabricados, sendo que o mesmo será submerso por uma trincheira pré-dragada. A este nível, alguns dos desafios que se colocam prendem-se com o nível da medição do firmemento da água dos ajuntadores. Na expectativa da forte pressão que o mar fará nos elementos estruturantes do túnel, este foi feito tendo em conta um aumento do nível do mar em meio metro decorrente do aquecimento global.
Garantia centenária
Outra característica distintiva da ponte relaciona-se com o formato em diamante dos pilares, o que proporciona um sistema de cabos triangular que dota a ponte de estabilidade aero-elástica, bem diferente das habituais pontes de pilares em formato H com cabos verticais. As fundações da ponte, ao conterem caixões que servem a cavidade das estruturas, procuram de facto fortalecer a obra. Por outro lado, os engenheiros concedem uma garantia de 100 anos para a ponte, tendo em conta os métodos utilizados na sua construção. Um dos factores prende-se com a durabilidade do betão, que é assegurado pelo reforço com cloreto, para combater a corrosão do mesmo, mas também pela realização de conjunto variado de pré-testes.
Consórcio numeroso
A Ponte Busan-Geoje tornar-se-á uma realidade pelo agrupamento que compõe o consórcio, o qual é constituído pela Daewoo Engineering and Construction, Daelim, Doosan Industrial Development, SK Engineering & Construction, KDC, Wonha Construction e Hanil Engineering & Construction, e terá os direitos de exploração durante os primeiros 40 anos de serviço