Promontório projecta colégio com nova arquitectura pedagógica
“O Parque” tem como característica e inovação o facto de ter salas em forma de pentagrama e associar as mesmas a um novo conceito de ensino.
Ana Rita Sevilha
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O gabinete Promontório é o responsável pelo projecto de arquitectura de um colégio com um novo conceito de ensino que se apoia numa arquitectura moderna,e que vai abrir em Cascais em Setembro de 2010.
, que de acordo com a fundadora do projecto, Barbara Beck Lancastre, resulta “numa educação mais completa e concretizante que visa aproveitar ao máximo o potencial do aluno apostando na comunicação e criatividade”.
O edifício vai assim contar com “dezanove salas de quatro dimensões diferentes com formato pentagonal que se interligam de uma maneira fluida e original”.
O Promontório mostra-se satisfeito por “colaborar num projecto ambicioso que concilia arquitectura e educação”, e sublinha ainda que é “refrescante saber que a inovação pode andar de mãos dadas em áreas diferentes”.
Barbara Beck Lancastre também mostra a sua satisfação por conseguir associar o seu modelo pedagógico a esta nova arquitectura. “Estamos satisfeitos por finalmente ter uma sala de aula que se encaixa completamente o nosso modelo pedagógico”.
Em comunicado de imprensa, Barbara explica ainda que “com este novo projecto surgiu a ideia de fazermos salas num formato diferente, ainda mais adaptado ao nosso modelo pedagógico. As aulas são divididas em áreas temáticas, e a forma de pentágono permite-nos utilizar o espaço de forma muito mais eficiente, oferecendo mais formas de organizar a sala de aula”.
A estrutura deste projecto conta assim com três salas de 20 m2 para alunos de um ano e administração, quatro salas com 30m2 para alunos de dois anos e sala de professores, dez salas de 50 m2 para jardim-de-infância, 1º e 2º ciclo e sala de artes, e conta ainda com duas salas comuns de 100 m2 onde ficará situado o ginásio e refeitório.
“Estas novas salas promovem uma maior concentração por parte dos alunos que vão beneficiar de uma aprendizagem activa, um ensino personalizado, uma pedagogia de projecto e exigência na avaliação”.