Estudo de Impacto Ambiental do novo Aeroporto é apresentado dia 23
“Já estamos atrasados relativamente a esta matéria [construção do novo aeroporto de Lisboa]. Temos de acelerar”, disse o ministro durante uma audição no Parlamento
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O Estudo de Impacto Ambiental do novo aeroporto de Lisboa, que será construído na zona do Campo de Tiro de Alcochete, será apresentado na terça feira, dia 23 de Fevereiro, anunciou a Naer – Novo Aeroporto.
A apresentação do estudo, que foi elaborado pelo consórcio liderado pela DHV, está marcada para as 10:30, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.
No entanto, o processo de avaliação ambiental só estará terminado entre outubro e dezembro deste ano.
“Se tudo decorrer na perfeição – sem ser necessário prestar esclarecimentos adicionais ou responder a dúvidas -, o processo pode estar terminado entre Outubro e Dezembro” deste ano, explicou recentemente à Lusa fonte oficial da Naer.
Isto porque, explicou a mesma fonte, o estudo será enviado para a Agência Portuguesa de Ambiente (APA) que, além de verificar se todas as exigências são cumpridas, poderá pedir esclarecimentos.
Após a emissão do certificado de conformidade da APA, terá início a análise do estudo, o que inclui um período de consulta pública.
O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, afirmou que “serão criadas todas as condições para que o concurso para a construção do novo aeroporto possa ser concretizado este ano”.
“Já estamos atrasados relativamente a esta matéria [construção do novo aeroporto de Lisboa]. Temos de acelerar”, disse o ministro durante uma audição no Parlamento, onde afirmou que a privatização da ANA – Aeroportos de Portugal será “inferior a 50 por cento”.
A decisão “prévia e preliminar” de construir o novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete foi anunciada pelo primeiro ministro, José Sócrates, em janeiro de 2008, tendo sido aprovada em Conselho de Ministros cerca de quatro meses depois.
A opção pelo Campo de Tiro de Alcochete foi legitimada pelo estudo comparativo elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que apontou a localização da infraestrutura na margem Sul como “globalmente mais favorável” do que na Ota, localização confirmada em 1999.
O novo aeroporto de Lisboa representa um investimento de cerca de 4,9 mil milhões de euros (incluindo a construção e o valor a investir no período da concessão).