Portugal contraria a maior queda na abertura de centros comerciais desde 1995
“O forte ritmo de crescimento da oferta de centros comerciais não foi interrompido” em 2009 em Portugal, lê-se no estudo “European Shopping Centre Development”, que refere terem sido inaugurados 280 mil metros quadrados de novos espaços comerciais
Quintela e Penalva | Knight Frank vende 100% das unidades do novo D’Avila
Gebalis apresenta segunda fase do programa ‘Morar Melhor’
Reabilitação Urbana abranda ritmo de crescimento
EDIH DIGITAL Built com apresentação pública
Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€
Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
OASRS apresenta conferência “As Brigadas de Abril”
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
A abertura de novos centros comerciais na Europa registou em 2009 a maior queda dos últimos 15 anos, mas Portugal contrariou esta tendência ao atingir o máximo histórico de área inaugurada, segundo a consultora Cushman & Wakefield.
“O forte ritmo de crescimento da oferta de centros comerciais não foi interrompido” em 2009 em Portugal, lê-se no estudo “European Shopping Centre Development”, que refere terem sido inaugurados 280 mil metros quadrados de novos espaços comerciais no país, distribuídos por nove projetos, dos quais três de expansão ou remodelação de centros já existentes.
A consultora defende que o atual enquadramento económico condicionou o crescimento potencial da oferta em Portugal, tendo-se assistido a uma redução substancial do número de centros comerciais previstos até 2011.
“Atualmente, os centros comerciais em construção somam pouco mais de 200 mil metros quadrados, muito aquém dos valores registados no passado, fruto do constante adiamento de novos projetos a que se tem assistido”, acrescenta.
Para 2010 a consultora espera ainda novos cancelamentos e/ou adiamentos de projetos ainda em fase de conceção, mas também uma retoma tímida da procura.
Os números colocam Portugal no topo da resistência à queda em termos de área dos novos centros comerciais, apesar de seis das dez unidades projetadas para este ano não tenham sido inauguradas no ano passado.
No resto da Europa, a promoção de novos centros comerciais abrandou em 2009 para os cerca de 7,4 milhões de metros quadrados, uma descida de 19 por cento comparativamente com 2008 e a maior dos ultimos 15 anos.
Na Europa Ocidental, a Itália, França e Espanha foram os mercados mais ativos na promoção de novos centros comerciais em 2009.
“Em 2010 deverá manter-se a tendência descendente com a abertura de apenas 6,1 milhões de metros quadrados, prevendo-se que o ano de 2011 registe o nível mais baixo dos últimos 7 anos, com pouco mais de 5 milhões de metros quadrados a serem concluídos, correspondendo a uma descida de 46 por cento, comparando com o ano recorde de 2008”, conclui a consultora.