Metro do Porto garante que Linha de Gondomar entrará em funcionamento até final do ano

Por a 13 de Abril de 2010

A linha de metro de Gondomar, que vai ligar Fânzeres ao estádio do Dragão, no Porto, deve ficar pronta em Outubro, devendo entrar em funcionamento até ao fim do ano, revelou a empresa.

“Para o quarto trimestre de 2010 é esperado que se conclua toda a parte de construção de infraestruturas, seguida dos trabalhos de valorização da área envolvente e da circulação experimental, que se pretende que comece em outubro. Prevê-se que a abertura do novo troço ocorra até ao final do ano”, diz a Metro do Porto.

A empreitada “tem cumprido os prazos previstos” e “cerca de 70 por cento da obra já está concluída”, pelo que a linha deve estar concluída no “quarto trimestre” deste ano, refere a empresa.

Mais de quatro quilómetros de carris estão já instalados, estando também em “adiantada fase de construção um parque de estacionamento com capacidade para cerca de 211 veículos”, nas imediações da estação de Fânzeres.

Também as estações da Lourinha, Baguim e Venda Nova terão parques de estacionamento gratuitos, respetivamente com 90, 92 e 69 lugares.

A empresa refere, ainda, que a linha está a ser betonada “a um ritmo de 60 a 70 metros por dia”, estando já betonados “quatro quilómetros de um total de sete”.

No lado do Porto, durante 24 horas por dia, todos os dias da semana, está a ser construído um túnel de 950 metros, entre Contumil e Rio Tinto, sob a Estrada da Circunvalação.

“Com uma profundidade máxima de 26 metros, cerca de 40 por cento da sua construção já está concluída, estando previsto o início da montagem da linha no seu interior para maio e a sua conclusão para finais de junho”, refere a empresa.

A simulação feita aos tempos de viagem indicam que será possível chegar de Fânzeres ao Estádio do Dragão em 18 minutos e que cerca de nove minutos será o tempo necessário para ir do Estádio do Dragão a Rio Tinto.

De Fânzeres à Trindade estima-se um período de viagem de cerca de 26 minutos e até à Casa da Música de 30 minutos.

O título de viagem necessário para ir de Fânzeres ou de Rio Tinto até à Trindade, Casa da Música ou Senhora da Hora será o Z3 (1,20 euros).

Quando este troço estiver concluído, serão adicionados à rede do Metro do Porto mais sete quilómetros de linha e dez novas estações.

As novas estações, como a Lusa revelou em primeira mão, vão receber as seguintes designações: Contumil, Nasoni, Nau Vitória, Levada, Rio Tinto, Lourinha, Baguim, Carreira, Venda Nova e Fânzeres.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *