Caminha inaugura piscinas municipais no sábado

Por a 28 de Abril de 2010

As piscinas municipais de Caminha construídas em Vila Praia de Âncora são sábado inauguradas, após um investimento superior a 5 milhões de euros, informou hoje fonte camarária.

Segundo a fonte, o equipamento dispõe oito pistas de 25 metros, sendo que duas delas são extensíveis para a dimensão olímpica (50 metros), de forma a permitir o treino profissional. Há ainda uma piscina para crianças, denominada de “chapinheiro”.

O tratamento da água é feito com ajuda de raios ultravioletas, “o que faz com que o cloro utilizado baixe para metade”.

O aquecimento de toda a água do complexo é assegurado por painéis solares, enquanto que a água que nasce por baixo do edifício é aproveitada para a rega do jardim envolvente. “O complexo foi projectado de forma a ser o máximo possível auto-sustentável”, referiu a fonte.

Caminha era o único concelho do Alto Minho que não dispunha de piscina municipal, o que obrigava os seus habitantes a “emigrar” até concelhos vizinhos, nomeadamente Vila Nova de Cerveira, para praticar natação.
“Este complexo desportivo era um desejo muito antigo dos munícipes”, disse ainda a fonte camarária, sublinhando que, face a falta de apoio do Estado, a obra só foi possível ao abrigo de uma parceria público-privada.

O projecto, da autoria do arquitecto Victor Mogadouro, traduz uma aposta nos espaços envidraçados e nas transparências.  A primeira pedra foi oficialmente lançada a 8 de julho de 2008. No sábado será a inauguração e o início do funcionamento acontecerá na segunda feira.  A lotação máxima é de 900 pessoas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *