Preço médio de habitação na AML é de 153 mil euros

Por a 20 de Outubro de 2010

De acordo com o Sistema de Informação Residencial (SIR) para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nos últimos 12 meses (entre o segundo trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2010), o preço médio de venda de uma habitação com 100 metros quadrados é de 153 mil euros.

Segundo o comunicado do SIR, no caso de se tratar de um alojamento novo, esse valor atinge os 175.800 euros, descendo para os 134.600, no caso do imóvel ser usado.

A mesma base de dados, que agrega informação de oferta e venda de empresas de promoção e mediação imobiliária, revela que as vendas habitacionais realizadas pelo conjunto de empresas que a integram, totalizaram os 4.708 fogos no período referido. O segmento de habitação usada concentro 2.645 dessas vendas, sendo as restantes 2.063 referentes a novos fogos.

Em termos de absorção, os segmentos de habitação nova e usada apresentam distinções da zona em análise. No primeiro caso, o tempo de absorção, nos últimos 12 meses, correspondeu a 15,6 meses, enquanto que, no que concerne à habitação usada, este mesmo tempo cingiu-se aos 9,4 meses.

Em termos de distribuição geográfica, o concelho de Lisboa registou 24% do total de vendas realizadas pelo conjunto de empresas do SIR para a a Área Metropolitana de Lisboa, no período de referência, com os fogos novos a serem transaccionados pelo valor médio de 2.406 euros por metro quadrado e os usados por 1.954 euros por metro quadrado.

Esses dados mostram que o prémio entre novos e usados, avaliado pelos preços de transacção, atinge os 23%. No concelho de Lisboa, o Lumiar foi a zona mais dinâmica em termos de vendas, mas a preços mais baixos do que a média concelhia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *