Atelier do Corvo representa Portugal em exposição internacional

Por a 18 de Novembro de 2010

A convite da II Trienal de Luanda, o Atelier do Corvo, gabinete de arquitectura sedeado em Coimbra, está a representar Portugal numa exposição internacional intitulada “Artes visuais | Angola | Mundo”, que consiste “numa mostra contemporânea de obras de arte angolana e africana em diálogo com obras de arte mundiais”.

O Atelier do Corvo “apresenta-se nesta exposição com propostas para concursos de arquitectura ou para encomendas em curso, em diferentes contextos africanos, entre as quais o Grande Museu do Egipto, escolas primárias para a África Subsariana, um Aparthotel e uma torre de comércio em Luanda”, revela o gabinete de arquitectura em comunicado de imprensa.

De acordo com Nuno Grande, arquitecto e crítico de arquitectura, “nenhum destes projectos, agora expostos na II Trienal de Luanda, se concretizou ou se concretizará na sua plenitude, mas traduzem, ainda assim, um ponto de vista denso e coerente, plasmado numa arquitectura assumidamente cosmopolita”.

O Atelier do Corvo foi criado no ano de 1998 por Carlos Antunes e Désirée Pedro, arquitectos licenciados pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Segundo Nuno Grande, “a criação do Atelier do Corvo marcou um inusitado encontro de escalas, geografias e culturas, muito próprio da vivência cosmopolita dos seus mentores”.

Entre as várias obras construídas, destaca-se o Centro de Arte Contemporânea do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e a remodelação do Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, que recebeu o Prémio de Melhor Museu Europeu do ano de 2007 e Prémio Michelleti para Melhor Museu da Ciência e da Técnica da Europa, em 2008.

A Trienal de Luanda é uma exposição que engloba artes cénicas e artes visuais, cujo tema deste ano é “Geografias Emocionais, Artes e Afectos”.

A segunda edição desta iniciativa, na cidade de Luanda, Angola, termina a 20 de Novembro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *