Administração da Metro do Porto aprova termos do concurso para segunda fase da rede

Por a 15 de Dezembro de 2010

O Conselho de Administração da Metro do Porto aprovou esta quarta-feira os termos do concurso público para a segunda fase da rede, apurou a Lusa junto da empresa.

O processo será agora enviado ao Governo, com vista à obtenção de autorização para o lançamento do procedimento.

O dossier completo, que inclui anteprojectos das linhas propostas, declarações de impacto ambiental, caderno de encargos e programa de concurso, para além do enquadramento económico e jurídico, deverá seguir para a tutela dentro de dias, disse à Lusa fonte da empresa.

A segunda fase da rede do metro do Porto inclui quatro novas linhas: Campo Alegre (Matosinhos Sul – S. Bento), S. Mamede (Pólo Universitário – Vasco da Gama), Valbom (Campanhã – Gondomar) e prolongamento da linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila d’Este.

O concurso diz respeito à subconcessão para a construção e manutenção pesada da segunda fase da rede de metro do Porto e corresponde a um valor de referência de 2,8 mil milhões de euros.

A construção das novas linhas e infraestruturas totaliza um investimento de 1,2 mil milhões de euros.

No entanto, a subconcessão, que tem um prazo de vigência de 35 anos, irá integrar também a manutenção pesada de toda a atual rede de metro e das novas linhas a construir.

O investimento desta segunda fase será assegurado por privados, ficando a Metro do Porto responsável por uma renda anual pela disponibilização das infraestruturas e sua manutenção.

A aprovação dos termos do concurso materializa o Memorando de Entendimento celebrado entre os accionistas da empresa (Estado e Junta Metropolitana do Porto), em maio de 2007.

Com as linhas da segunda fase, a rede do metro do Porto crescerá cerca de 30 quilómetros em via dupla e contará com 36 novas estações.

O metro do Porto conta actualmente com perto de 70 quilómetros de linhas comerciais, maioritariamente à superfície, possuindo 80 estações.

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