Futura ligação por túnel entre Alemanha e Dinamarca ganha força no Parlamento
Esta estrutura deverá estar concluída em 2020 e o seu valor oscila entre os 5,1, caso se opte pelo túnel, e os 5,2 mil milhões de euros, caso a escolha recaia sobre a ponte estaiada
Pedro Cristino
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Os deputados dinamarqueses apoiaram a sugestão da Femern para executar a travessia entre Alemanha e Dinamarca, pelo estreito de Fehmarnbelt, através de um túnel submerso.
Esta estrutura deverá estar concluída em 2020 e o seu valor oscila entre os 5,1, caso se opte pelo túnel, e os 5,2 mil milhões de euros, caso a escolha recaia sobre a ponte estaiada.
“Acolhemos com agrado o apoio político para a nossa recomendação em exectuar a ligação através de túnel submerso”, revelou Leo Larsen, director-geral da Femern, acrescentando que esta decisão “significa que a Femern alcançou um marco importante no projecto deste eixo”. “Enquanto que os nossos projectos conceptuais têm uma base profundamente técnica, poderemos agora dirigir as nossas atenções para garantir que as autoridades aprovam o projecto”, concluiu Larsen.
No próximo ano, este empresa pública irá preparar uma declaração de impacto ambiental para ser considerada pelas autoridades na Dinamarca e na Alemanha, de acordo com os regulamentos nacionais.
A Femern conta enviar a declaração às autoridades alemãs durante os primeiros seis meses de 2012, para, em 2013, submeter à consideração do Parlamento dinamarquês o projecto de construção.
“O objectivo é construir e operar um dos mais modernos e seguros túneis para carros e comboios da Europa, o que irá aproximar o Norte da Europa à Escandinávia”, reforçou Larsen.