Solidal participa na instalação da primeira torre eólica off-shore em Portugal

Por a 23 de Março de 2011

A instalação da primeira torre eólica montada em plataforma flutuante na costa portuguesa vai contar com a participação da Solidal.

A empresa vai fornecer 500 metros de cabo submarino dinâmico para este projecto que o grupo EDP se propõe a implementar nas águas do mar da Aguçadoura, na zona da Póvoa de Varzim. Este Cabo está “dotado de grande robustez mecânica para resistir às severas condições a que estará exposto” e foi concebido com vista a “dar resposta aos requisitos de capacidade de transporte de potência instalada na plataforma”.

Segundo o comunicado da Solidal, uma das componentes importantes da inovação do WindFloat – como foi denominado o projecto – consiste no sistema de ancoragem da plataforma, que permite a sua instalação a maiores profundidades.

A empresa refere que o cabo de energia que fornecerá “deverá ser instalado seguindo uma curva específica, que garante um excesso de cabo, suficiente para absorver o movimento tridimensional da estrutura flutante”.

“A Solidal é a única produtora nacional de cabos de energia submarinos e a integração de tecnologia portuguesa com condições de responder à elevada exigência de um projecto de interesse nacional representa, para nós, uma mais-valia importante”, declarou Pedro Lima, presidente da empresa.

“Trata-se de um projecto de investigação aplicada que tem por objectivo desenvolver uma tecnologia que pode aproximar o eólico do petróleo, em termos de importância, como fonte de energia a nível mundial”, reforçou.

Um comentário

  1. Pingback: ENLLAVE » Solidal participa en la instalación de la primera torre eólica offshore en Portugal

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *