Centro Norueguês de Design e Arquitectura debate “Cidade das Turbinas”

Por a 14 de Junho de 2011

“Turbine City – visões do turismo ecológico e das energias renováveis” é o nome da exposição de Verão que abre a 22 de Junho no DogA – Centro Norueguês de Design e Arquitectura.

O projecto foi desenvolvido pelo escritório de arquitectura Context Architects em colaboração com Leon Rost.

A exposição “Cidade das Turbinas”, pretende dar a conhecer e debater o clima e as turbinas eólicas à luz de uma nova perspectiva, como algo atraente, interessante e desafiador para a maioria das pessoas. Nesta exposição, através da arquitectura, é criado um cenário de uma cidade feita de turbinas eólicas.

A Noruega tem talvez das melhores condições para a utilização da energia eólica, uma vez que o seu litoral é o mais longo e ventoso da Europa. A estas condições acresce o alerta dos políticos locais para o facto de que o país se deve tornar no líder mundial deste tipo de energia.

Posto isto, “tudo indica que a Noruega poderia tornar-se pioneira no desenvolvimento deste tipo de energia”, sublinha a mesma fonte.

Contudo, explica João Vieira Costa, responsável dos Context Architects, as turbinas eólicas encontram resistência por parte da opinião pública, e daí também a importância desta exposição,onde as turbinas eólicas são combinadas com o turismo, no sentido em que são integradas num espaço que contempla um hotel, um SPA e um museu.

Ao trazer turistas para a “Cidade das Turbinas”, as pessoas poderiam explorar os benefícios e o espectáculo que é vê-las de perto, e com isto sensibilizar e angariar o apoio em torno da energia eólica.

A exposição é patrocinada pela SIVA – Corporação de Desenvolvimento Industrial da Noruega.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *