Ordem dos Arquitectos homenageia arquitecto Bartolomeu Costa Cabral

Por a 28 de Junho de 2011

No próximo dia 4 de Julho, a Ordem dos Arquitectos vai homenagear o arquitecto Bartolomeu Costa Cabral, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Arquitecto’11. A cerimónia de homenagem decorrerá no Bloco das Águas Livres, em Lisboa, edifício paradigmático da Arquitectura Portuguesa e uma das mais emblemáticas obras do arquitecto Bartolomeu Costa Cabral, em co-autoria com o arquitecto Nuno Teotónio Pereira, e que recebeu o 2º Prémio Nacional de Arquitectura da Fundação Calouste Gulbenkian em1961.

O Dia Nacional do Arquitecto foi instituído pela Ordem dos Arquitectos em 2010, realiza-se na data da publicação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos e a revogação do Decreto 73/73, a 3 de Julho de 1998 e 2009, respectivamente, e tem como objectivo central celebrar o exercício e o serviço da profissão de arquitecto, através de um percurso profissional considerado exemplar para a arquitectura e para a sociedade.

Bartolomeu Costa Cabral nasceu em 1929 em Lisboa, onde vive e trabalha. Iniciou actividade em 1956 no Gabinete de Urbanização do Plano Director de Lisboa e, quer no seu ateliê ou em associação com outros colegas – dos quais se destacam Maurício de Vasconcelos (ateliê GPA) e Nuno Teotónio Pereira – com quem desenvolveu projectos de arquitectura por todo o País, salientando-se no domínio da habitação, do urbanismo e do equipamento educativo para o ensino superior.

O primeiro arquitecto homenageado (2010) foi Manuel Tainha, numa cerimónia que teve lugar na Agência Europeia de Segurança Marítima, edifício da autoria do homenageado.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *