Estudo IMOE prevê redução de 30% de transacções de habitação em 2011
O mais recente estudo da ImoEconometrics, o IMOE Market Intelligence 2011, prevê que o número de transacções de compra e venda de casas registe, este ano, uma redução de cerca de 30% relativamente ao ano passado e de 53% face a 2005.
Este é o quarto ano consecutivo que a ImoEconometrics divulga o seu sistema de mercado de habitação para cada um dos 308 concelhos de Portugal Continental e Ilhas.
No seu comunicado de imprensa, a consultora imobiliária explica que, “apesar da quebra muito significativa ao nível da procura, os preços médios das habitações em Portugal sofreram uma redução pouco expressiva, na ordem dos 7%”, o que consiste numa “correcção comparativamente menor” face à observada em outros países como Estados Unidos ou Irlanda, “onde os preços de habitação diminuíram mais de 35% no mesmo período”.
“O indicador de risco médio nacional, que mede o número de fogos construídos anualmente em percentagem do número total de transacções de fogos, diminuiu de 63% em 2010, para 46% em 2011”, o que evidencia,, segundo o IMOE, “um forte ajuste da oferta de novas habitações a nível nacional”.
O IMOE prevê que, este ano, o número de casas construídas se cifre nas 40 mil, um valor “muito próximo do número de casas que vai “desaparecer” do parque habitacional nacional por efeito da depreciação física”, o que significa que, “pela primeira vez nas últimas duas décadas, o número de casas em Portugal não vai aumentar”.





















