Exposição mostra desenhos e objectos de Siza Vieira

Por a 6 de Dezembro de 2011

Uma exposição com cerca de 80 obras do arquitecto Álvaro Siza Vieira, desde desenhos a objectos de design, vai ser inaugurada na quarta-feira no espaço da leiloeira World Legend-Leiria e Nascimento, em Lisboa.

As obras em exposição, cuja inauguração está marcada para as 18:30 desta quarta-feira, percorrem desde os anos 1990 até à actualidade, e ficará patente até 18 de Janeiro, indicou à Lusa Clara Ferreira Marques, directora-geral da World Legend-Leiria e Nascimento.

O conjunto, acrescentou, reúne cerca de 40 desenhos e diversa obra gráfica, e os restantes são objectos como jarras, candeeiros e molduras criados pelo arquitecto nascido em Matosinhos em 1933 e distinguido com o Prémio Pritzker em 1992.

Álvaro Siza Vieira estudou na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955, onde também viria a trabalhar como docente, de 1966 a 1969, regressando em 1976.

Também leccionou na Escola Politécnica de Lausanne, na Universidade de Pensilvânia, na Escola de Los Andes, em Bogotá, e na Graduate School of Design of Harvard University, nos EUA.

Entre outros galardões recebeu, em 1988, a Medalha de Ouro da Fundação Alvar Aalto, o Prémio Prince of Wales da Harvard University e o Prémio Europeu de Arquitectura da Comissão das Comunidades Europeias/Fundação Mies Van der Rohe.

É membro da American Institute of Arts and Science e “Honorary Fellow” do Royal Institute of British Architects.

Na quarta-feira, a leiloeira vai inaugurar uma exposição de obras de arte moderna e contemporânea, desde pintura, escultura e design, de criadores como Paula Rego, Júlio Pomar ou Arpad Szenes, que antecede o leilão marcado para 15 de Dezembro, às 21:30.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *