Thom Andersen em conferência a 9 de Janeiro, na Casa da Música

Por a 5 de Janeiro de 2012

Um dos “mais secretos realizadores do cinema americano”, Thom Andersen – que vive em Los Angeles e tem uma longa carreira pontuada com trabalhos seminais sobre a paisagem física da sua cidade, vai estar no próximo dia 9 de Janeiro, na Casa da Música, para uma conferência.

De acordo com o portal da Ordem dos Arquitectos, nesta conferência, dedicada ao espaço na arquitectura e no cinema, “Thom Andersen fará uma análise da sua própria obra – no que diz respeito a esta relação ontológica entre o olhar das imagens em movimento sobre os espaços arquitectónicos – e projectará o seu trabalho futuro: um filme sobre a arquitectura portuguesa no contexto da celebração dos vintes do Curtas Vila do Conde. A paixão pela arquitectura numa paisagem urbana, em Thom Andersen, revelará essa relação criadora entre a cidade e o cinema”.

Neste contexto será ainda exibida a curta “Get Out of the Car”, o seu filme mais recente – exibido em Portugal na competição internacional do Curtas Vila do Conde, em 2011, onde venceu o prémio de melhor documentário, e com passagem por vários festivais internacionais como Locarno, Toronto, Vancouver, Roterdão, ou Buenos Aires.

Professor do mítico “California Institute of the Arts” desde 1987, Thom Andersen é um dos mais luminosos realizadores do cinema contemporâneo. “Esta será uma oportunidade única para o ouvir falar sobre a sua obra e sobre o impacto da arquitectura da cidade na paisagem audiovisual”, garante a Ordem dos Arquitectos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *