Passos Coelho no lançamento do Instituto do Território
“A ideia original que levou à criação do IT foi a percepção de que nestes momentos conturbados compete à inteligência do País, designadamente à Academia, fazer mais”, garante Rogério Gomes, presidente do Instituto

Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho vai presidir, na próxima segunda-feira, dia 23, ao lançamento do Instituto do Território, numa cerimónia que terá lugar pelas 18.30 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Trata-se de um organismo que se assume como a primeira rede portuguesa para o desenvolvimento territorial e urbano e pretende criar soluções, instrumentos e doutrinas que permitam ao País defender melhor os seus recursos, aproveitá-los com mais inteligência e sucesso e “navegar menos à vista” no que respeita à sua organização territorial.
“A ideia original que levou à criação do IT foi a percepção de que nestes momentos conturbados compete à inteligência do País, designadamente à Academia, fazer mais”, garante Rogério Gomes, presidente do Instituto do Território.
“Trata-se de um projecto com uma acentuada vertente prática, portanto, não propriamente um think tank, mas antes um action tank, profundamente comprometido com a causa do desenvolvimento territorial”, sublinha aquele responsável.
O IT integra cerca de 20 entidades, designadamente, nove universidades, pólos tecnológicos, LNEC, ISQ, além de diversas personalidades.