Ibergru fornece gruas para construção de Viaduto do Corgo
“As chapas de amarração foram colocadas em cada pilar de madrugada e durante a execução dos pilares com cofragem deslizante, permitindo concluir a sua instalação em apenas 3 horas”
Pedro Cristino
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A Ibergru anunciou que forneceu duas gruas Linden Comansa para construção do Viaduto do Corgo, a cargo do consórcio CAET XXI.
O viaduto, “com uma extensão de 2.795 metros, altura do fundo do vale de 230 metros, e vão principal de 300 metros, sobrevoa três estradas nacionais, bem como uma linha férrea”, explica o comunicado da Ibergru, onde se explica também que “os pilares 18 e 19, os mais altos de toda a obra, encontram-se a ser construídos por duas gruas torre Flat-Top 21 LC 400, com carga máxima de 18 toneladas e com 70 metros de lança, o que lhes permite carregar até 5 mil quilos em ponta”.
“Actualmente as gruas contam com uma altura abaixo do gancho de 168 metros, mas ambas alcançarão uns impressionantes 207 metros de altura. A telescopagem das gruas desde a sua altura inicial (69,2 metros) tem sido executada pela Ibergru, por meio de uma jaula hidráulica J4-1 e em três fases”, que vão até aos 101, 132 e 168 metros. Segundo a empresa, “em poucas semanas será realizada a última telescopagem para finalmente alcançar os 207 metros de altura”.
No sentido de assegurar a estabilidade das gruas a tal altura, “cada uma conta com quatro amarrações ao pilar da ponte”, tendo o projecto destas amarrações sido executado pela Ibergru.
“As chapas de amarração foram colocadas em cada pilar de madrugada e durante a execução dos pilares com cofragem deslizante, permitindo concluir a sua instalação em apenas 3 horas”, explicou António Fonseca, director técnico da Ibergru.
Segundo o director de obra, Luís Nogueiro, “as 21 LC 400 apresentaram rendimentos compatíveis com as elevadas exigências desta obra”, tendo sido verificada a “minimização das paragens dos trabalhos por falta de grua aquando da execução simultânea das aduelas do tabuleiro, do mastro e do sistema de atirantamento”. Este responsável destacou ainda “o funcionamento 24 sobre 24 horas da grua durante a execução dos pilares com cofragem deslizante”.
As gruas começaram a trabalhar na construção do viaduto em Outubro de 2010, estando a sua conclusão prevista para Outubro deste ano.