GGLL Atelier vence Arquitectar 2011

Por a 30 de Março de 2012

A equipa de arquitetos Ana Gabriela Bastos Gonçalves, Leonel José de Mafra Lopes, Gary Ross Barber, Miguel Silva Malaquias e José Galvão Teles (GGLL Atelier), é a grande vencedora do prémio Arquitectar’11, co- organizado pela ADENE – Agência para a Energia e pela SQUARE Imobiliária.

O projeto de reabilitação do quartel de bombeiros da Ajuda, em Lisboa, e sua conversão num Hostal de estudantes conquistou a preferência do júri, que lhe atribuiu o 1º lugar entre os 10 trabalhos finalistas a concurso.

Segundo a organização do concurso, o júri distinguiu ainda dois trabalhos com Menções Honrosas. Uma foi para o projecto “Mercado”, da dupla Ricardo Duarte e Susana Machado Gaivoto, que consistiu na reabilitação do antigo mercado da Ajuda num Espaço Multiusos. A outra menção foi arrecada pela equipa João Pedro de Melo Veiga, Filipa Mota Nunes, João Azougado, Mariana Cidade e Ricardo Branco, com o projecto “ Chaminé”, destinado a reabilitar um edifício para habitação unifamiliar.

A edição de 2011 do prémio Arquitectar teve como tema central a “arquitectura na reabilitação urbana – soluções de eficiência energética e sustentabilidade”. Além das soluções de arquitectura, os candidatos tinham de apresentar propostas sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético.

Segundo a mesma fonte, “cada um dos projectos foi analisado tendo em conta a regulamentação em  vigor, através da actuação de um  Perito Qualificado (PQ), materializado na emissão da Declaração de Conformidade Regulamentar (DCR). Alda Neto foi a PQ responsável pela análise do projecto vencedor e da 1ª Menção Honrosa, enquanto Sérgio Salpico teve a seu cargo o trabalho que conquistou a 2ª Menção Honrosa”.

Fátima Alpalhão, membro do júri em representação da ADENE, realçou a importância de iniciativas como o Arquitectar que divulga talentos na área da Arquitectura, premiando os projectos com qualidade arquitectónica, mas cuja eficiência energética e sustentabilidade ambiental sejam igualmente referenciais e inovadores.

O Arquitetar 2011 foca-se na reabilitação urbana tema no qual a ADENE, como entidade gestora do Sistema de Certificação Energética, tem vindo a desenvolver acções com o objectivo de aumentar o desempenho energético do parque edificado.

A organização do concurso sublinha ainda que o Arquitetar “demostra a necessidade de unir sinergias entre as áreas que intervêm ao nível do projecto sendo que, cada vez mais, a relação entre a arquitectura, a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental são indissociáveis, resultando num projecto exequível com uma melhor relação entre inovação e desempenho energético tendo em conta o custo da intervenção”.

Através da emissão de DCR (declaração de conformidade regulamentar), a intervenção é caracterizada energeticamente, o que que permite obter uma visão global do desempenho energético de todos os projectos a nível nacional.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *