BERD investe 15,9M€ na modernização de rede de água na Roménia

Por a 20 de Abril de 2012

O Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD)vai financiar um projecto de 15,9 milhões de euros com vista à renovação da rede de água que abastece os distritos de Mureş e Harghita.

O investimento vai permitir que 60 mil habitantes passem a ter acesso a um confiável abastecimento de água, enquanto outras 300 mil verão esse abastecimento melhorado.

O investimento agora anunciado faz parte de um plano mais alargado, avaliado em 115 milhões de euros da responsabilidade da Aquaserv, a companhia de águas no país, e que prevê a modernização das infra-estruturas de abastecimento de água. Sete cidades vão ver a qualidade do fornecimento de água melhorado, nomeadamente Targu Mures, Reghin, Sighisoara, Tarnaveni, Ludus, Iernut e Cristuru Secuiesc. Estima-se que até 2014, a maior parte da população nestas áreas possa ser beneficiada e ter acesso a rede de água potável, assim como contribuir para a aproximação da Roménia aos padrões europeus, do mesmo modo que permitirá beneficios para a própria Aquaserv que garante assim um incremento considerável no combate ao desperdício de água.

Desde que começou a operar na Roménia, o BERD já investiu 5,7 mil milhões de euros em cerca de 300 projectos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *