Ambiente 2013 terá “Bem-estar” e “Natureza” como temas
Os consultores de tendências vão elaborar uma instalação com as quatro principais tendências na Galleria 1
Ana Rita Sevilha
Prospectiva fiscaliza empreitadas no hospital de Vila Nova e Gaia e Espinho
Grupo IPG coloca no mercado 51 mil m2 de activos logísticos e industriais
Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
Sindicato dos Arquitectos reúne com objectivo de aprovar “primeiras tabelas salariais”
FEP traz a Portugal economista David D. Friedman
António Fragateiro assume direcção de Real Estate para Portugal do Numa Group
Habitação: Mais de 200 ideias integram nova versão da Carta Municipal
A Ambiente, feira internacional de decoração de interiores e artigos para oferta decorre de 15 a 19 de Fevereiro de 2013, em Frankfurt, subordinada aos temas da “Natureza” e “Bem estar”. O certame que todos os anos apresenta as mais recentes novidades nos segmentos de dining, living e giving, recebe cerca de 2.500 empresas internacionais que se reúnem para comunicar as suas marcas e lançar novas colecções.
Em 2013, decorre mais uma vez a Mostra de Tendências na Galleria 1 – um espaço elaborado por consultores da agência de estilo bora.herke.palmisano com as principais previsões das tendências para 2013/2014.
Quatro tendências apresentam-se numa mostra especial exclusiva para os visitantes da Ambiente:“blossom field”, “classic ground”, “eccentric domain” e “contrasting sphere”.
“Bem-vindo à selva”. Este é o mote sob o qual se apresentam as tendências dos bens de consumo para 2013. Os consultores de tendências da agência de estilo bora.herke.palmisano conduzem os visitantes através de uma selva com diferentes estilos. Para a Ambiente 2013, os designers planearam uma variedade de influências internacionais que abordam o design de produto, a moda, a arquitectura e a arte e que resultaram nas quatro tendências mencionadas.
Nestas tendências, a equipa de designers oferece alguns exemplos concretos de cores, formas, padrões e materiais que vão ser utilizados num futuro próximo: “Existe um desejo de expressar sentimentos, emoções e a personalidade de cada um. Por isso, pretendemos apresentar as novas tendências da estação do ponto de vista do indivíduo. Ao mesmo tempo, existe também o desejo de bem-estar, de paz e de sossego que caracteriza a natureza”, disse Claudia Herke, consultora de design do estudio bora.herke.palmisano.
Os consultores de tendências vão elaborar uma instalação com as quatro principais tendências na Galleria 1 dando vida aos diversos estilos tangíveis e utilizando centenas de produtos das coleções dos expositores da Ambiente. As quatro tendências dão uma perspectiva dos principais estilos no mundo dos bens de consumo.
A facilidade com que podem surgir lado a lado os contrastes entre a poesia e o aspecto prático é demonstrada pela tendência “blossom field”. “Os padrões florais românticos em tons de pastel, as formas divertidas e os materiais delicados andam de mãos dadas com uma modernidade discreta. Aqui aparecem têxteis lar com padrões gráficos, riscas e estruturas em rede. As cores da paleta variam desde o vermelho-rosa intenso até tons suaves em pastel com o preto e o branco a funcionarem como contraponto natural”, explica a organização da feira em comunicado de imprensa.
No “classic ground, o estilo de vida urbano e elegante é caracterizado pelo uso do tradicional, de designs de grande qualidade com adornos de bom gosto, criando um ambiente confortável e limpo. O cor-de-laranja vivo e o azul frio interrompem deliberadamente a neutralidade dos cinzentos e castanhos, emprestando um toque retro e algo extra especial”.
A tendência “eccentric domain” é determinada “pela extravagância, pela decadência e pelo glamour: formas decorativas, padrões pouco convencionais, efeitos extraordinários em superfícies e apontamentos extravagantes em rosa, verde e ameixa. O antigo e o surreal são combinados um com o outro de forma divertida e desprendida”.
O tema “contrasting sphere” apresenta “um contraste cativante entre texturas secas e porosas e o brilho do gloss. As cores do deserto variam dos tons suaves de areia e dourados ocres até ao castanho natural. Os materiais naturais, os trabalhos tradicionais feitos à mão e os processos inovadores criam uma atmosfera dinâmica e um efeito que é ao mesmo tempo familiar e futurista”.