Ibergru fornece 15 gruas Linden Comansa para obra do Baixo Sabor

Por a 3 de Julho de 2013

A Ibergru, distribuidor oficial da Linden Comansa em Portugal, forneceu à obra do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor 15 gruas flat-top do fabricante espanhol, com capacidades máximas entre as cinco e as 40 toneladas.

No seu comunicado de imprensa, a Linden Comansa explica que a barragem principal, situada no escalão montante, é de tipo abóbada de dupla curvatura, com uma altura de 123 metros e largura de 505 metros. Na sua construção, recorreu-se a quatro gruas torre Linden Comansa, modelo 10LC140, com uma capacidade máxima de oito toneladas.

A marca espanhola refere que a montagem de duas destas gruas foi um desafio, dadas as condições de dificil acessibilidade. “Contudo, a Ibergru encontrou uma solução que permitiu aproveitar melhor os recursos da obra, economizando custos”, declara o comunicado de imprensa da Linden Comansa.

“Para execução dos trabalhos de betonagem, muitas barragens, ioncluindo as do Baixo Sabor, utilizam sistemas de transporte aéreo através de cabos, muito semelhantes ao teleférico, apelidadas de blondin”, continua o comunicado. Neste âmbito, a Ibergru propôs à direcção de obra a utilização destes blondins na montagem das duas gruas 10LC140, uma solução “pouco usual, mas que foi tanto bem sucedida quanto eficiente, do ponto de vista do controlo de custos”.

“Perto do Escalão Montante, uma grua torre LC5211 de cinco toneladas encontra-se a construir um edifício que fará parte das instalações da barragem, e duas 5LC5010 com capacidade máxima de cinco toneladas encontram-se ao serviço dos estaleiros para movimentação de equipamentos e materiais empregues na obra”, explica o comunicado.

Para a segunda barragem, de tipo gravidade e situa a jusante perto da foz do rio, com uma altura de 45 metros e uma largura de 315 metros, as maiores gruas ao serviço da obra correspondem ao modelo 21LC750, com capacidade máxima de 48 toneladas. A obra conta ainda com duas gruas torre modelo 21LC550, com capacidade máxima de 18 toneladas. “Outra 5LC5010, com carga máxima de cinco toneladas, serve também de grua de serviço, auxiliando a movimentação de equipamento e materiais a utilizar em obra”, explica a empresa.

O grupo espanhol destaca ainda que estão duas torres 21LC290, com capacidade máxima de 18 toneladas, a construir uma nova ponte com 268 metros de comprimento, a uma altura de 40 metros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *