ViaCatarina Shopping exibe obra de arte criada por dois jovens arquitectos
O centro comercial lançou o desafio: “Queres Fazer História?! – Propõe as tuas ideias para esta fachada emblemática do Porto”, a todos os jovens artistas plásticos e/ou digitais, designers e arquitectos
Ana Rita Sevilha
Grupo IPG coloca no mercado 51 mil m2 de activos logísticos e industriais
Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
Sindicato dos Arquitectos reúne com objectivo de aprovar “primeiras tabelas salariais”
FEP traz a Portugal economista David D. Friedman
António Fragateiro assume direcção de Real Estate para Portugal do Numa Group
Habitação: Mais de 200 ideias integram nova versão da Carta Municipal
Bison Bank lança solução de crédito à habitação para não residentes
O ViaCatarina Shopping, situado na baixa da cidade do Porto, exibe a partir de hoje uma obra de arte da sua fachada, da autoria de dois jovens artistas e arquitectos portugueses – Nuno Pimenta e Frederico Martins, vencedores do Concurso “VIArtes”, organizado no âmbito da Política de Arte Pública desenvolvida pelos Centros Comerciais SONAE-Sierra.
O centro comercial lançou o desafio: “Queres Fazer História?! – Propõe as tuas ideias para esta fachada emblemática do Porto”, a todos os jovens artistas plásticos e/ou digitais, designers e arquitectos, com este concurso de arte pública. O objectivo, explica a SONAE-Sierra, “consistia em promover a criação de sinergias potenciadoras de inovação, envolvendo o ViaCatarina Shopping e a comunidade de jovens criadores que pretendessem dar a conhecer a sua criatividade e competências”.
Através deste desafio, continua a mesma fonte, “o Centro procurou encontrar uma solução inovadora para um maior reflexo da sua presença na Rua de Santa Catarina, através da criação de uma obra de arte com carácter temporário que evidenciasse e acrescentasse valor estético à sua fachada e envolvimento com publico”.
A escolha recaiu na instalação W(E)AVING, com a qual Nuno Pimenta e Frederico Martins, vencedores do Concurso VIArtes, apresentaram uma ideia que combina os temas da tecelagem (weaving), enquanto método construtivo, e da ondulação (waving), enquanto resultado final e efeito visual.
Através de uma tecelagem manual de fácil construção e de carácter público, Nuno Pimenta e Frederico Martins, com a ajuda dos cidadãos portuenses, cobriram a fachada do ViaCatarina Shopping com um tecido de grande dinamismo e impacto visual, recorrendo apenas a meios completamente analógicos, conforme explicam: “a aproximação à tecelagem é tanto objectiva como metafórica, uma vez que é importante envolver as comunidades locais e todos os que passam na Rua de Santa Catarina nesta criação. Este grande tecido foi criado, a partir da multiplicação de módulos que fácil e rapidamente foram construídos e onde apelámos ao envolvimento colectivo da comunidade para a construção desta intervenção”.
De acordo com a SONAE-Sierra, o ViaCatarina Shopping é um empreendimento comercial emblemático da baixa da cidade do Porto. A sua construção, em 1996, foi uma das maiores intervenções urbanísticas até então desenvolvidas, conservando a fachada da antiga sede do jornal “O Primeiro de Janeiro”.