Porto de Aveiro melhora ferrovia e projecta novo terminal
O Porto de Aveiro tem recebido avultados investimentos, com base num plano estratégico feito em 2000, com a melhoria da acessibilidade marítima, rodoviária e ferroviária
Quintela e Penalva | Knight Frank vende 100% das unidades do novo D’Avila
Gebalis apresenta segunda fase do programa ‘Morar Melhor’
Reabilitação Urbana: ritmo de crescimento abranda
EDIH DIGITAL Built com apresentação pública
Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€
Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
OASRS apresenta conferência “As Brigadas de Abril”
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
O Porto de Aveiro vai investir 1,2 milhões de euros na melhoria da ligação ferroviária ao terminal de granéis líquidos. A obra está em fase de concurso e deverá estar executada até ao final do ano, sendo lançada numa altura em que decorre a electrificação do ramal ferroviário, entre a área portuária e a plataforma intermodal de Cacia, com financiamento de fundos europeus.
Outro investimento importante projectado para o próximo ano pela Administração do porto de Aveiro (APA) e que foi incluído no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI), é a construção de um novo terminal intermodal, junto ao terminal de contentores.
Trata-se de um investimento previsto de seis milhões de euros, tendo a APA projectado estrategicamente o novo terminal junto ao terminal de contentores, cujo movimento quer incrementar.
O futuro terminal intermodal será servido pelo feixe distribuidor ferroviário que lhe fica próximo, junto à zona de actividades logísticas e empresariais.
O Porto de Aveiro tem recebido avultados investimentos, com base num plano estratégico feito em 2000, com a melhoria da acessibilidade marítima, rodoviária e ferroviária.
No acesso marítimo foi feito o prolongamento do molhe norte, para permitir a entrada de navios de maior calado, dispondo de uma bacia de manobra com fundos de 12 metros e em terra foi construída a Via de Cintura Portuária, contornando a Gafanha da Nazaré, com dois nós de acesso à A25.
Passou a ter ligação ferroviária à Linha do Norte, até aí inexistente, com a construção do Ramal do Porto de Aveiro que o liga à Plataforma Multimodal de Cacia (outra infra-estrutura nova) e que está agora a ser electrificado, completando o respectivo projecto.