Railway Tracks near Yale, British Columbia, Canada, North America.
REFER Engineering vence concursos para projectos ferroviários na Argélia
A empresa informa que os dois novos projectos ferroviários inserem-se no plano de modernização e expansão da rede ferroviária argelina
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A REFER Engineering anunciou esta sexta-feira que venceu dois concursos internacionais, em consórcio, para o desenvolvimento de dois novos projectos ferroviários na Argélia, numa extensão superior a 120 quilómetros e no valor global de 2,2 milhões de euros.
Em comunicado, a REFER Engineering, a futura IP-Engenharia no âmbito do processo de fusão entre a REFER e a Estradas de Portugal, informa que os dois novos projectos ferroviários inserem-se no plano de modernização e expansão da rede ferroviária argelina, que prevê um investimento na ordem dos 28.000 milhões de euros, para a renovação de 855 quilómetros de linhas existentes e o desenvolvimento de mais de 2.000 quilómetros de novas ligações.
Nesse sentido, um dos contratos que a REFER venceu corresponde ao projecto de execução de uma secção com 40 quilómetros de extensão de linha férrea, entre Ksar el Boukari e Boughezoul. O prazo de execução é de 39 meses, dos quais oito meses e meio são destinados à elaboração dos trabalhos preparatórios no terreno e ao desenvolvimento do projecto de engenharia.
O segundo contrato diz respeito à duplicação e rectificação de traçado, adequando-o para velocidades de 160 quilómetros por hora, de um troço de linha existente e em exploração, numa extensão de 87 quilómetros entre Beni Mansour e Béjaia. Este projecto tem um prazo global previsto de 60 meses, dos quais 18 meses são destinados à elaboração dos trabalhos preparatórios no terreno e ao desenvolvimento do projecto de engenharia.
Dos cadernos de encargos da REFER, constam ainda a realização dos levantamentos topográficos e da prospecção geotécnica no terreno, o desenvolvimento do projecto de execução ao nível da via férrea, geologia, hidrologia, terraplenagem, drenagem longitudinal e transversal, restabelecimentos rodoviários e a elaboração das telas finais da obra.