3ª edição do “Roteiro pela Profissão” aborda o tema “Ensino, Aprendizagem e Qualidade de Vida”.
Vai decorrer em Julho, na cidade de Matosinhos, a terceira edição do “Roteiro pela Profissão” acerca do tema “Ensino, Aprendizagem e Qualidade de Vida”. A implementação e inter-relação destes conceitos revelam-se fundamentais no entendimento do papel do arquitecto da sociedade e por isso constituem o debate desta sessão do “Roteiro pela Profissão”. Esta surge em… Continue reading 3ª edição do “Roteiro pela Profissão” aborda o tema “Ensino, Aprendizagem e Qualidade de Vida”.
Marina Bertolami
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Vai decorrer em Julho, na cidade de Matosinhos, a terceira edição do “Roteiro pela Profissão” acerca do tema “Ensino, Aprendizagem e Qualidade de Vida”. A implementação e inter-relação destes conceitos revelam-se fundamentais no entendimento do papel do arquitecto da sociedade e por isso constituem o debate desta sessão do “Roteiro pela Profissão”.
Esta surge em sequência das edições anteriores, em Lagos e Tomar, e pretende reconhecer os resultados positivos das estratégias aplicadas pelo Município, com vista a qualidade de vida dos habitantes, bem como a tradição e a herança do ensino da arquitectura na região Norte do país.
“Roteiro pela Profissão” é uma iniciativa implementada pelo Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, sendo um espaço de troca de impressões acerca de temáticas que estruturam a profissão, extensível a arquitectos, parceiros e à própria sociedade civil. A Arquitectura, enquanto recurso estratégico na defesa do interesse público faz parte das preocupações para a consciencializarão desta prática . Para isso, é necessária a devida distinção entre “Ensinar para a Arquitectura” e “Ensinar Arquitectura”, que segundo o site da Ordem dos Arquitectos são” duas coisas distintas, ambas com reflexos determinantes no modo como se constrói e se vive na cidade e para a cidade”.
O desenvolvimento de técnicas de assimilação do espaço e das formas construídas faz parte do trabalho de ensino da arquitectura enquanto disciplina académica, com o intuito de suscitar o criticismo da intervenção que é feita neste contexto. Em consequência, e cada vez mais em Portugal, o ensino da arquitectura vem aliado à investigação e metodologias científicas, aproximando-se da tendência internacional. “ No momento em que o tecnicismo se associa à especialização, será importante questionarmo-nos sobre a sobrevivência da arquitectura enquanto disciplina holística e de indução”, lê-se no site da ordem.
Por outro lado, a questão do ensino para a arquitectura prende cada vez mais a sua atenção na qualidade da edificação arquitectónica e do ambiente construído, sendo esta atenção relevada tanto em contexto nacional e internacional, o que determina em simultâneo um dos focos deste encontro.
Como é expresso no site da Ordem dos Arquitectos, “ há um grande trabalho a desenvolver na criação de uma consciência cívica colectiva sobre o valor da arquitectura, do património cultural das paisagens, bem como no modo como são promovidas a aprendizagem e sensibilização para este desígnio que é fundamental na qualificação e desenvolvimento do território, na promoção e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.
Podem ser submetidas propostas de comunicação para o encontro do “Roteiro pela Profissão” com a duração de 15 minutos, até ao dia 12 de Junho.