Focus Group e JG Ingenieros responsáveis pela gestão e fiscalização da obra do Terminal de Cruzeiros de Lisboa

Por a 5 de Junho de 2015

O consórcio formado pelo Focus Group e pela empresa espanhola JG Inginieros venceu o concurso para a revisão do projecto e para a gestão e fiscalização da obra do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Em comunicado de imprensa, o consórcio revela que já preparou o concurso da empreitada, que está a decorrer, para a selecção da empresa que será responsável pela execução da obra deste edifício, que ficará localizado no troço entre a Doca da Marinha e a Estação Ferroviária de Santa Apolónia.

Segundo a mesma fonte, estima-se que a construção possa ter início em Agosto próximo e as empresas consideram que esta empreitada representa “uma significativa oportunidade de requalificação daquele espaço urbano que servirá os interesses turísticos e culturais de Lisboa e do país”.


No âmbito deste concurso, o consórcio sublinha que a JG Inginieros teve mais intervenção na fase de revisão do projecto, “contribuindo para a sua adequação às necessidades da empresa concessionária – Lisbon Cruise Terminal –, incorporando a sua experiência noutros projectos similares tais como a ampliação do Terminal D – Palacruceros, Terminal do Porto de Málaga e Terminais A, B e C do Porto de Barcelona”.

Por sua vez, caberá ao Focus Group a gestão e fiscalização da obra “através de uma equipa constituída por técnicos qualificados e com larga experiência em gestão e fiscalização de obra”. A empresa portuguesa irá assegurar, “não só a ligação entre a empresa concessionária e os diferentes intervenientes na construção, como exercerá a gestão do estaleiro, controle de qualidade, controle de custos, controle de prazos, coordenação ambiental e coordenação de higiene e segurança no trabalho” do projecto.

O grupo português será também responsável pela fiscalização e gestão da obra do Parque Urbano do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, “que abrigará todas as necessidades de gestão do terminal, bem como mais alternativas na cidade em matéria de eventos, uma vez que prevê acolher exposições, ciclos de moda e cinema, concertos, feiras e um amplo espaço verde ao serviço da cidade”.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *