Concessão de crédito à habitação aumenta 51,5% em 2015

Por a 12 de Julho de 2015

Segundo os dados da base estatística do Banco de Portugal, a banca nacional concedeu, em Maio de 2015, um total de 296 milhões de euros em crédito para aquisição de habitações. O total de crédito à habitação nos primeiros cinco meses de 2015, concedidos pelos bancos portugueses, atingiu os 1,288 milhões de euros, o que representa um crescimento de 51,5% em relação aos 850 milhões de euros que se registarem na mesma altura de 2014.

O acréscimo do crédito à habitação é verificado por indicadores que apontam para uma retoma económica do país e do poder de compra dos portugueses, o que se figura numa maior disponibilidade dos portugueses para tomar decisões de compra de casa. A tendência descendente dos spreads de crédito e os níveis reduzidos dos indexantes têm sido o principal estimulante desta mesma tendência.

Os dados divulgados pelo Banco de Portugal, no mês de maio revelam que a queda dos indexantes e dos “spreads” levou a uma taxa de juro dos novos empréstimos para a compra de casa a instalar-se no 2,41%, verificando a taxa mais baixa de juros desde Julho de 2010.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *