Franchising de hotéis de nível superior deverá aumentar 50% em cinco anos
Alteração resulta da vontade dos proprietários manterem o controlo operacional, maximizar o retorno do investimento e dos operadores optarem por uma estratégia de crescimento sem aquisição de activos
Pedro Cristino
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O mais recente estudo da CBRE concluiu que mais de 50% dos novos hotéis de quatro estrelas serão operados sob o modelo de franchising nos próximos cinco anos, “em vez dos tradicionais contratos de gestão com operadores”.
De acordo com a consultora imobiliária, esta alteração resulta da vontade dos proprietários manterem o controlo operacional, maximizar o retorno do investimento e dos operadores optarem por uma estratégia de crescimento sem aquisição de activos.
Em comunicado, a CBRE refere que a maioria dos mercados-chave europeus hoteleiros está “a assistir a um crescimento sólido nas receitas e rentabilidade e os investidores oportunísticos parecem ter confiança num crescimento contínuo de desempenho e na sua capacidade de o converter em maiores retornos sobre o investimento”.
Este factor conduz a uma maior procura por activos livres de encargos em comparação com os que estão sujeitos a acordos de gestão menos flexíveis. Como consequência, aumentou a pressão nas yields por activos sem os tradicionais contratos de gestão, sendo que o diferencial entre os dois modelos de negócio alcançou 75 pontos base em alguns mercados europeus.
Segundo Eduardo Abreu, “também em Portugal se assiste a uma maior representatitividade da oferta hoteleira sob regime de franchise”, inicialmente concentrada em unidades de duas e três estrelas, mas a evoluir para as unidades de categoria superior”.
“As competências de gestão hoteleira existentes em Portugal permitem, através do franchise, melhorar o posicionamento (ao nível de preço e ocupação) de unidades e grupos de menor dimensão, sem comprometer o controlo operacional dos custos”, destacou o partner da Neoturis, empresa participada da CBRE.
Por sua vez, o responsável pelo departamento de Development da CBRE na região EMEA resalvou que “vamos continuar a observar as empresas hoteleiras a oferecer serviços de franchising de hotéis de quatro estrelas, assim como reforçar este modelo para as suas marcas mais económicas”.
Owen Pritchard explicou que, “utilizando a Hilton como exemplo, podemos observar que os franchisings na Europa, durante os últimos dois anos, representaram perto de 57% do total de aberturas, enquanto o pipeline, em finais de Maio de 2015, mostra que este valor subiu para 61% no que diz respeito ao total de aberturas planeadas (em número de quartos)”.