Moviter e LNEC promovem conferência sobre reabilitação de pavimentos

Por a 26 de Outubro de 2015

A Moviter, em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, vai promover no próximo dia 12 de Novembro as Jornadas Técnicas de Reciclagem, uma iniciativa que procura transmitir e discutir os resultados alcançados em projectos de investigação e inovação na área da reciclagem de pavimentos, mas também dar a conhecer os últimos avanços registados ao nível dos equipamentos necessários para a sua aplicação.
Em declarações ao CONSTRUIR, fonte da empresa garante que este encontro tem como principal objectivo juntar os principais actores do sector numa discussão produtiva, que promova a troca de experiências e a apresentação de soluções de uso generalizado noutros países com resultados muito satisfatórios ao nível da qualidade, da vida útil, da rendibilidade de processos e do impacto ambiental.
Segundo adianta a empresa, “um dos grandes desafios que se impõem em países cujas redes de transporte terrestre se encontram estabelecidas, como +e o caso da generalidade dos países europeus, é a sua conservação e reabilitação de forma sustentável”. A Moviter acrescenta que, nesse contexto, o aproveitamento de materiais recuperados de pavimentos a reabilitar, através da reciclagem assume um papel muito importante na construção rodoviária, proporcionando além de uma efectiva redução da produção de resíduos e do consumo de recursos naturais, benefícios ao nível do consumo de energia e dos efeitos ambientais relacionados.
De acordo com a mesma fonte, “a definição deste tema resulta de uma conjugação de pontos de vista entre a Moviter e o LNEC, com quem temos vindo a colaborar”. “A reabilitação de pavimentos é um tema presente e uma necessidade em Portugal e na maior parte dos países da Europa. Fazê-lo de forma sustentável é também um desafio. O reaproveitamento de materiais recuperados dos pavimentos a reabilitar, através da reciclagem, permite reduzir o consumo de recursos naturais e a produção de resíduos, além de trazer benefícios ao nível do consumo de energia e dos efeitos ambientais relacionados. A reciclagem hoje permite juntar a rentabilidade e a sustentabilidade de um projecto”, garantem. Há vários anos que a Moviter, como representante das marcas do Grupo Wirtgen, referência mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas com vista à reabilitação e conservação de pavimentos, se orgulha de promover este tipo de encontros, “dando assim o seu modesto contributo na introdução em Portugal de soluções de futuro, que tornem mais eficiente e ambientalmente mais responsável a reciclagem de pavimentos”.
A propósito da escolha do tema e da importância da abordagem da reabilitação de estradas no País e um pouco por toda a Europa, os responsáveis da Moviter asseguram que “depois de uma época dedicada à construção de novas infra-estruturas, podemos hoje considerar praticamente concluída a modernização da rede viária nacional. Este facto lança um novo desafio: o da reabilitação e conservação desta rede, sempre que possível com recurso às soluções mais duradouras, mais rentáveis e respeitadoras do ambiente. Apresentar e discutir essas soluções com empresas de construção, universidades, institutos, concessionárias, câmaras municipais e outros organismos públicos relacionados com o sector, é para nós um privilégio, que acreditamos, só poderá ter bons resultados para todos os intervenientes”.
Os responsáveis da Moviter asseguram que nos últimos anos têm sido alcançados avanços significativos na concepção, formulação e caracterização do comportamento de misturas recicladas, nomeadamente através do desenvolvimento de projectos de investigação à escala europeia. Avanços significativos têm também sido alcançados ao nível de soluções tecnológicos disponíveis, nomeadamente em termos de equipamentos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *